Caldeiras a pellets: vantagens e desvantagens

As caldeiras (e as salamandras) a pellets são formas de aquecimento central; as caldeiras produzem água quente que é depois usada em sistemas de radiadores, chão radiante ou outros sistemas equivalentes.

Trata-se portanto de uma opção para edifícios com grandes necessidades de aquecimento, nomeadamente moradias com baixa eficiência energética e outros grandes edifícios não residenciais.

Caldeira a pelletsEmbora as caldeiras e as salamandras a pellets apresentam algumas vantagens relativamente a outros sistemas de aquecimento central, há que não esquecer que se trata de sistemas relativamente caros e difíceis de justificar em edifícios bem desenhados, com boa exposição solar e altos níveis de isolamento térmico.

Caldeiras a pellets vs. Caldeiras a gasóleo e a gás

As novas caldeiras a pellets são máquinas sofisticadas, diferentes dos queimadores tradicionais e bastante mais eficientes do que salamandras típicas.

Elas permitem um alto grau de automatização e de monitorização da combustão, uma gaseificação consistente, um nível de emissões de carbono relativamente diminuto e alta eficiência energética.

Seja como for, não se trata de traços específicos das caldeiras a pellets. As caldeiras usando outros combustíveis também evoluíram bastante em termos tecnológicos, tornando estas vantagens das caldeiras a pellets bastante relativas. Por outro lado, as caldeira a pellets podem custar o dobro ou o triplo de uma caldeira a gás, e também bastante mais do que uma caldeira a gasóleo.

Se considerarmos esse custo inicial, e o custo dos sistemas de distribuição (radiadores, chão flutuante, tubagens) é fácil concluir que os sistemas de aquecimento com caldeiras a pellets são sistemas caros, porventura desajustados em climas como os brasileiros ou portugueses, a não ser em edifícios muito grandes e mal concebidos energeticamente.

As vantagens das caldeiras a pellets

As caldeiras a pellets oferecem algumas vantagens ambientais e - no quadro dos preços relativos dos combustíveis, nos últimos anos - custos operacionais bastantes menores do que as caldeiras a gasóleo ou mesmo as caldeiras a gás.

Os preços dos pellets têm-se mantido relativamente estáveis nos últimos anos, e a níveis significativamente mais baixos do que os custos de outros combustíveis. Mas a evolução futura dos preços relativos dos vários combustíveis (gás, pellets e gasóleo de aquecimento) e a competitividade dos respetivos sistemas é sempre uma incógnita.

Por outro lado, há que considerar o investimento inicial em caldeiras a pellets, significativamente mais alto do que o das caldeiras a gás e a gasóleo – algo que pode tornar a recuperação do investimento difícil para pequenos edifícios.

Alternativas para edifícios energeticamente eficientes

Há boas alternativas ao aquecimento por via de caldeiras a pellets.

Estas não se justificam em apartamentos, ou mesmo em pequenos edifícios e moradias unifamiliares.

Altos níveis de isolamento térmico, boa exposição solar ao sol de inverno, portas exteriores e janelas eficientes, podem reduzir drasticamente as necessidades de aquecimento desses edifícios e viabilizar outras soluções muito mais baratas.

Ver:
Caldeiras a Gás
Guia do aquecimento de edifícios
Conselhos sobre como construir (e remodelar) uma moradia
Conselhos sobre que apartamento escolher

Infográficos:
Impacto ambiental do aquecimento de água em residências
Aquecimento de edifícios, consumo de energia e impacto ambiental

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio