Ventiladores de sOtÃo elÉtricos vs. Ventiladores solares

Antes de se abalançar na compra de um ventilador de sótão, tenha em conta as suas limitações e o facto de que eles não serem a melhor solução para baixar as temperaturas a nível dos sótãos. Em alguns casos eles são mesmo contraproducentes.

Não se esqueça de que há vias alternativas de evitar que sótãos sobreaquecidos comprometam o conforto térmico das divisões por debaixo dos sótãos, nomeadamente altos níveis de isolamento dos sótãos; e de que há formas mais eficazes do que os ventiladores para evitar o sobreaquecimento dos sótãos: telhados refletivos, isolamento das coberturas inclinadas dos telhados e ventilação natural dos sótãos.

ventilador de sótão solarVentiladores de sótão solares

Fundamentalmente há dois grandes tipos de ventiladores de sótão: os elétricos e os solares fotovoltaicos.

Os ventiladores solares baseiam-se em pequenos painéis fotovoltaicos, ligados a um pequeno motor. A sua capacidade oscila entre os 22 e os 34 metros cúbicos por minuto, o que é bastante menor do que a capacidade da maioria dos ventiladores de ligação à corrente elétrica.

ventilador solar com painel separadoDe qualquer modo, uma vez que não têm custos de funcionamento, e como os períodos de sobreaquecimento dos sótãos coincidem com os períodos de alta insulação, a sua capacidade não é posta em causa nos períodos em que eles são mais necessários.

De referir que nalguns modelos, o painel solar é montado separadamente, o que permite uma inclinação mais favorável em relação ao sol; tenha em conta também que os ventiladores solares podem custar duas ou três vezes mais do que os ventiladores de ligação à corrente elétrica.

ventilador solar eletricoVentiladores de sótão elétricos

Estes ventiladores são mais baratos e, tipicamente, mais potentes do que os solares, mas os seus consumos de eletricidade são substanciais – porventura maiores do que as poupanças energéticas que facultam.

ventilador de sótão eletricoSe quiser mesmo um destes ventiladores de sótão, considere um modelo com termostato (quase todos os novos modelos incluem um termostato) e programe-o para uma temperatura de 54ºC ou mais, de modo a evitar que ele gaste energia despropositadamente.

Estas unidades têm normalmente uma garantia limitada e curta (frequentemente um ano, para algumas partes), comparativamente às unidades solares: alguns fabricantes de ventiladores solares oferecem garantias de 25 anos para o painel e o motor.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início