Telhados vegetados (verdes): prÓs e contras

Os telhados vegetados ou telhados verdes – envolvendo coberturas de plantas, de modo a permitirem reduzir as temperaturas no interior dos edifícios onde estão instalados (em tempo quente) e a contribuírem para o abaixamento das temperaturas urbanas e para a melhoria do ar atmosférico – envolvem óbvias dificuldades em termos de implementação.

Eles não são fáceis de instalar em edifícios normais, e podem ser caros e de manutenção muito difícil.

Prós dos Telhados Verdes Vegetados

A questão das altas temperaturas a nível dos grandes espaços urbanos, nos meses de verão, põe problemas graves e obriga a enormes gastos em ar condicionado, o que por seu turno requere – a nível mundial – centenas de centrais fósseis e nucleares, produzindo eletricidade. Por outro lado, a qualidade do ar a nível de muitas das nossas cidades é má, e os telhados vegetados podem ser uma via de minimizar o problema.

Mas há que ter em conta as dificuldades práticas da sua implementação.

Telhados planos ou de baixa inclinação

Uma primeira dificuldade prática associada aos telhados vegetados tem a ver com a questão a sua inclinação: eles são tipicamente planos ou de baixa inclinação, o que os torna mais suscetíveis a problemas de infiltrações e por norma mais caros de implementar.

Eventuais problemas – tipo infiltrações – nas membranas e estruturas dos telhados vegetados são sempre difíceis de resolver.

Telhado vegetado à base de recipientes plásticos vegetadosTipo de plantas

As condições naturais no topo dos nossos edifícios são tipicamente adversas. Temperaturas extremas e altos ventos podem pôr em causa a sobrevivência das plantas aí colocadas. As plantas jovens requererão cuidados especiais durante meses (ou anos).

Plantas nativas de costas marítimas, de regiões semidesérticas e de ambientes montanhosos secos estão entre as mais adequadas para “pequenos” telhados verdes, com uma camada de solo relativamente pouco profunda (o tipo de telhados verdes mais exequíveis na perspetiva dos pequenos proprietários de edifícios).

Telhado extensivo vegetado: com camada pouco profunda de soloPeso dos telhados vegetados

As camadas de solo e gravilha ou outros materiais de drenagem usados nos telhados verdes envolvem um peso significativo, com um impacto não negligenciável sobre as estruturas do edifício, o que tem que ser adequadamente considerado no seu projeto. Ou seja: os telhados vegetados envolvendo grandes quantidades de solo e plantas só têm sentido em edifícios projetados para suportarem esse peso adicional.

Há que não esquecer que os telhados vegetados não são pequenos jardins montados no topo dos nossos edifícios, destinados a garantirem espaços para pequenos animais e pássaros, ou para serem bonitos. Os seus objetivos são essencialmente ambientais e energéticos.

Custos

Os custos de implementação e de manutenção dos telhados vegetados são significativos. Embora muito variáveis, de acordo com o tipo exato de telhado verde, esses custos estão por norma muito acima dos custos dos telhados e coberturas convencionais.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início