Telhados, tetos e sOtÃos: guia tÉrmico

O principal objetivo dos nossos telhados é manter a água fora dos nossos edifícios.

Mas os telhados e os sótãos devem também garantir que não hajam ganhos de calor em tempo quente, ou que os sótãos não sejam fonte de perdas de calor, em climas como o português ou o do sul do Brasil, nos períodos mais frios do ano.

O isolamento térmico a nível de telhados e sótãos é fundamental para o nosso conforto, e para reduzir gastos em ar condicionado e em aquecimento.

Níveis de isolamento a nível dos tetos

Os tetos associados a sótãos devem beneficiar de altos níveis de isolamento independentemente do tipo de clima, embora os níveis de isolamento em regiões quentes devam ser mais altos. As regras são as mesmas que para os tetos em geral.

Ver: Isolamento de tetos e sótãos

Os meios mais eficazes de evitar ganhos de calor indesejados a Nível dos tetos

Há muitas maneiras de proteger os tetos dos edifícios. O isolamento térmico dos tetos e sótãos é normalmente o mais eficaz e o mais crítico.

Mas o sombreamento dos telhados – no caso de moradias e edifícios que possam beneficiar da sombra de árvores – é também muito importante, bem como o isolamento das coberturas inclinadas dos telhados (em sótãos que estão a ser aproveitados).

Podem também ser utilizadas algumas telas e materiais refletivos, por debaixo da cobertura do telhado, embora a eficácia destes produtos seja muito relativa.

Ventiladores/Ventoinhas de sótão

Apesar de comuns e de haver muita gente a aconselhar ventiladores de sótão, os estudos realizados em diversos países, por entidades independentes revelam que estes aparelhos – quer os acionados por via elétrica normal quer por eletricidade solar - são bastante ineficazes.

Ver: Ventoinhas/ventiladores de sótão eletricos vs. solares

Telhados refletivos

A refletividade dos telhados é uma questão importante, e está muito associado ao tipo de coberturas e à sua cor. Cores brancas e claras são fundamentais, apesar de alguns pigmentos incorporados nalguns materiais poderem em parte superar a questão da cor.

Ver: Telhados refletivos cerâmicos e metálicos

 Membranas para telhados planos

Membranas plásticas e membranas emborrachadas, tipo EPDM, são boas opções para telhados planos, nomeadamente membranas brancas, com altos níveis de refletividade.

Ver:  Isolamento de telhados planos

Telhados sustentáveis

Os telhados cerâmicos tradicionais são relativamente amigos do ambiente, nomeadamente os de telha de tons claros ou brancos. Eles podem atingir níveis de refletividade da ordem dos 70%. Há de qualquer modo outras opções, incluindo telhas fotovoltaicas.

Ver: Telhados e coberturas ecológicas

Telhados verdes

A ideia é sedutora, mas difícil de implementar em edifícios comuns: instalar camadas vegetais nas coberturas planas ou de baixa inclinação dos nossos edifícios, de modo a proteger termicamente os pisos superiores dos prédios ou moradias e a evitar o efeito ilha de calor, nos centros urbanos.

Ver:
Tipos de telhados verdes (vegetados)

Prós e contras dos telhados vegetados 

 

 

 

 

Topo .... Início