O impacto da sombra e da localizaÇÃo na eficiÊncia dos painÉis solares

O output dos sistemas solares fotovoltaicos e dos aquecedores solares de água depende largamente dos recursos solares. O número de horas de sol e o ângulo a que o sol atinge os painéis/coletores devem ser adequadamente equacionados, aquando da instalação do sistema.

Sombra e eficácia dos sistemas fotovoltaicos e dos aquecedores Solares

O fator sombra pode ter um forte impacto, sobretudo nos sistemas fotovoltaicos e no período de inverno, quando o sol está baixo e projeta sombras maiores.

Em algumas configurações, uma pequena faixa de sombra ao longo de um módulo solar, durante uma parte significativa do dia, pode comprometer a produção elétrica de grande parte do sistema (as células solares atingidas pela sombra podem bloquear o fluxo elétrico de ou para outras células).

Há que tentar anular tais efeitos por via da remoção das obstruções responsáveis pela sombra (chaminés, árvores, paredes….), sempre que tal for viável.

Naturalmente, o impacto de uma faixa de sombra pode não ser importante, se limitado a uma parte do ano, ou se abrangendo apenas uma parte menor dos painéis. Um pequeno aumento da área dos painéis pode resolver a questão.

Há de qualquer modo que ter em conta que o fator sombra pode de facto comprometer a viabilidade dos sistemas solares, nomeadamente se isso se associar à orientação dos telhados. Telhados que não permitam a orientação dos painéis em função do sol de inverno comprometem definitivamente a sua eficácia.

Considere nesse caso a instalação do sistema noutro local, se possível. Podem haver boas localizações alternativas a telhados. Um sistema que não beneficie de pelo menos 5 horas de sol diário (em média) não é, geralmente, uma boa opção.

Ângulo solar

Uma vez que o ângulo de incidência do sol sobre os painéis varia ao longo do ano, de acordo com a altitude do sol, há que estudar a melhor maneira de ter isso em conta.

A maioria dos painéis solares são montados de acordo com o ângulo de inclinação dos telhados; é a forma mais fácil de instalá-los, e a opção esteticamente mais agradável, além de ser aquela que minimiza o impacto negativo do vento nos painéis e nos seus suportes.

Mas muitas vezes, os melhores ângulos para os painéis solares não coincidem com o ângulo de inclinação dos telhados.

Angulo de instalação dos painéis solaresO melhor ângulo é aproximadamente igual à latitude do lugar, e isso é válido tanto para aquecedores de água solares como para sistemas fotovoltaicos. A imagem mostra como medir o ângulo em causa, no hemisfério norte; no caso do Brasil e de outros países do hemisfério sul, os painéis devem obviamente estar orientados para norte (em vez de orientados para sul, como se mostra na imagem).

Noutras palavras: os painéis solares devem envolver um ângulo aproximadamente igual à latitude do lugar, com uma tolerância até cerca de +-15º.

Obviamente há outras vias mais sofisticadas de encarar esta questão, nomeadamente em sistemas fotovoltaicos montados a nível do solo, envolvendo sistemas rotativos, que têm em conta o trajeto solar ao longo do dia e do ano.

Ver: Sistemas de suporte de painéis solares: fixos e rotativos

Montagem dos painéis junto ao solo ou montagem em telhados

Sempre que os telhados não oferecerem a exposição solar ou a inclinação e desobstrução necessária à eficácia do sistema, há que pôr a hipótese da sua instalação a nível do solo.

Mas há outras razões que podem justificar essa opção, como problemas a nível dos telhados ou estratégias de maximização dos ganhos solares por via de sistemas rotativos…

Naturalmente, há que ter também em conta as possíveis desvantagens da montagem de um sistema solar a nível do solo: problemas de ocupação de espaço, de obstrução, questões de sombra, possíveis atos de vandalismo…

Condições atmosféricas locais a considerar aquando da instalação de sistemas solares

Tenha também em atenção possíveis fatores climáticos locais, como manhãs ou tardes de grande nebulosidade, ou períodos de poeiras intensas, ou de nevoeiro. Estes fatores também afetam significativamente a eficiência dos sistemas fotovoltaicos ou de aquecimento de água.

Tenha-os em conta, se for caso disso. Pequenas variações na orientação dos painéis a Este ou a Oeste podem melhorar o output dos sistemas.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio