sistemas e suportes fixos e rotativos para sistemas fotovoltaicos e de aquecimento solar de Água

Os sistemas solares de aquecimento de água e de geração de eletricidade (sistemas fotovoltaicos) dependem fortemente, na sua eficácia, dos ângulos de incidência da luz solar sobre os painéis.

Um sistema bem direcionado em relação ao sol, tendo em conta as suas variações ao longo do ano (variações em altitude) e ao longo do dia, pode facilmente aumentar o seu output em 20 ou 30%.

Sistema de suporte de painéis fixoPor razões práticas e logísticas preferimos geralmente sistemas de instalação fixos, sem ajustamentos ou correções em função da altitude do sol, ou em função do seu trajeto diário.

Mas pode haver casos em que o diferencial de eficiência entre sistemas fixos e sistemas adaptáveis e rotativos pode e deve ser tido em conta aquando da instalação de um sistema fotovoltaico ou de aquecimento solar de água.

Sistemas de suporte fixos

Os sistemas fixos de suporte de painéis solares são simples, baratos e fortes. São a solução mais comum, sobretudo em telhados.

Naturalmente esses suportes devem ser montados tendo em conta a posição do sol no inverno; os painéis devem ter uma inclinação igual ou muito próxima da latitude do lugar (ver imagem; tenha em conta que no hemisfério sul, os painéis devem estar orientados para Norte e não para Sul, ao contrário do que se mostra na imagem).

Sistemas ajustáveis em função dos meses e das estações

Os sistemas mais comuns de suporte de painéis solares permanecem fixos ao longo de todo o ano.

Mas há estruturas de suporte que permitem ajustar manualmente o ângulo dos painéis várias vezes ao longo do ano, de modo a se ter em conta a altitude do sol. Embora possam ser ligeiramente mais caras, pode valer a pena considerar estas estruturas. Elas podem gerar acréscimos de eficiência de cerca de 10%.

O problema maior está muitas vezes no acesso às mesmas, quando os painéis estão instalados em telhados.

Sistemas rotativos

E há também sistemas rotativos, capazes de manter os painéis na rota da trajetória do sol durante as várias horas do período diurno, além de poderem ter em conta as suas variações em altitude, ao longo dos meses.

Estes sistemas rotativos usam pequenos motores, e sensores solares, e podem melhorar a eficácia dos sistemas fotovoltaicos em mais de 20%.

Naturalmente, são mais caros e são normalmente instalados junto ao solo; além disso exigem mais manutenção e são mais suscetíveis a pequenos problemas.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio