SerÁ que a solar elÉtrica fotovoltaica É acessÍvel sem ajudas estatais?

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

Será que a solar elétrica é acessível sem ajudas estatais


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- O custo dos painéis solares desceu cerca de 50% só no período 2011-13. Mas esta redução de custos - e as reduções que vêm de há mais de uma década – não chegam para tornar a energia elétrica de base solar atrativa em pequenos projetos. Há outros custos – ligados à instalação, ao licenciamento, aos acessórios, à falta de estandardização das várias componentes dos sistemas, à sua articulação com as redes elétricas existentes – que podem tornar a eletricidade fotovoltaica demasiado cara em habitações individuais ou em pequenos edifícios, ou quando instalada de forma isolada. Esses outros custos podem facilmente duplicar ou triplicar os custos de um sistema solar fotovoltaico
- Noutras palavras: só eliminando custos de licenciamento, instalação e ligação dos sistemas às redes elétricas, e assegurando o financiamento dos projectos de eletricidade solar, esta se torna verdadeiramente atrativa. E isto só é possível por via do envolvimento de entidades com peso estratégico: municípios, cidades, empresas capazes de reduzir custos de instalação e bancos dispostos a financiar os projetos solares.
- A energia solar não está neste momento dependente de isenções e incentivos fiscais, ou de subsídios ou outras formas de apoio financeiro estatal, como há alguns anos atrás. Mas está dependente da implementação de redes de apoio logístico, de parcerias, de projetos, de iniciativas de entidades capazes de ultrapassar os bloqueios referidos acima, reduzindo custos e tornando rentável e atrativa a energia solar em pequenos edifícios e habitações. Algo que tem necessariamente muito a ver com iniciativas de entidades estatais, nomeadamente as locais.

 

 

Contents Topo .... Inicio