As energias limpas deixaram de ser um mero sonho ambientalista

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

As energias renováveis deixaram de ser um mero sonho ambientalista


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- A perceção dominante, aos mais diferentes níveis da nossa sociedade, é a de que formas de energia como a solar elétrica ou a eólica não são competitivas e de que sem apoios estatais elas são inviáveis.
- Mas não e esse é notoriamente o caso da eletricidade de origem eólica, de há vários anos competitiva com as energias fósseis (embora as flutuações nos preços internacionais possam pôr problemas interpretativos). E não é mais também presentemente o caso da solar, em grandes projetos.
- A melhor prova de que  energia solar passou a ser competitiva – por via de abaixamentos nos preços dos painéis em mais de 50%, só no período 2011-2013 – está na montagem em massa de painéis solares nas instalações de grandes empresas como a Walmart, Google, Apple, IKEA, Johnson & Johnson, McGraw Hill, Staples, Volkswagen, Intel, L’Oreal, General Motors, Toys “R” Us, Toyota, etc. Repare-se: são investimentos sem ajudas estatais, que se estão a multiplicar em países como os EUA, em que grandes empresas de leasing solar, associadas a bancos, se estão a banalizar. A grande questão, em relação à solar fotovoltaica, é neste momento uma questão de escala e de redução de custos de instalação e logísticos.
- Mas não é só energia solar e a eólica que começam a ser competitivas (em lugares de bons recursos solares e eólicos e com as necessários economias de escala). A eletricidade de natureza hídrica já o era de há várias décadas, e formas menos conhecidas mas igualmente relevantes, como a geotérmica, começam a ter um papel importante e podem ser perfeitamente competitivas, em condições adequadas.

 

 

Contents Topo .... Inicio