Reduzir a fatura elÉtrica e biliÕes de toneladas de gases de estufa

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

Reduzir a fatura elétrica e biliões de toneladas de gases de estufa


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- Os gastos com a iluminação das nossas casas e edifícios situam-se à volta de 10% do total do consumo de energia dos nossos edifícios. Felizmente esse consumo está a diminuir rapidamente, por via da adoção a nível mundial das novas lâmpadas economizadoras. Elas permitem reduções de cerca de 75%...
- A parte da iluminação nos nossos consumos energéticos pode descer dos 10% para níveis inferiores a 2%, mas para tanto é necessário mais do que apenas substituir as antigas lâmpadas incandescentes por novas LEDs e novas fluorescente compactas.
- É também necessário mudar alguns hábitos; deixar luzes desnecessariamente acesas continua a explicar uma parte significativa dos nossos consumos, quer nas nossas casas quer noutros edifícios. A questão comportamental é bastante relevante.
- O excesso de iluminação é outro importante elemento dos gastos em iluminação: a multiplicação de focos de luz em certas divisões de muitas habitações, em escritórios, em escolas, no exterior de moradias e em diversas outras situações é algo facilmente observável por um observador crítico.
-  Pode argumentar-se com alguma razão que a adoção de formas de eletricidade renovável permite reduzir fortemente os efeitos negativos sobre o ambiente da iluminação dos nossos edifícios, e que é esse o caso de países como o Brasil ou Portugal, onde a eletricidade limpa atinge níveis de cerca de 70%. Mas também não nos devemos esquecer que há uma tendência universal para um consumo acrescido de eletricidade, nomeadamente por via da introdução de veículos elétricos, e de que é de toda a vantagem canalizar a nossa produção elétrica de base renovável para essas novas áreas de consumo, em vez de expandirmos ainda mais a produção....

 

 

Contents Topo .... Inicio