PortÕes de garagem & Isolamento tÉrmico & Selagem & Kits de Isolamento

As nossas garagens podem são frequentemente locais muito desconfortáveis em termos térmicos, isto é, extremamente quentes ou frios. E os seus portões podem em muito casos contribuir fortemente para tal; grande parte dos portões não tem bons materiais de isolamento, e bons sistemas de selagem.

Materiais de que o portão é feito

Os materiais que compõem as secções centrais do portão são fundamentais em termos do seu impacto térmico. Se a questão do conforto da sua garagem for importante para si, ou se a garagem estiver integrada ou ligada à sua casa, considere cuidadosamente a questão dos materiais de que o portão é feito.

A madeira tem uma razoável resistência térmica, mas é normalmente um mau material sob o ponto de vista da duração ou da manutenção. Há melhores opções, nomeadamente portões de aço galvanizado com poliuretano ou poliestireno expandido no seu interior.

Isolamento térmico do portão

Os níveis de isolamento térmico proporcionados pelo portão são medidos pela seu fator U (resistência térmica), mas os valores que os fabricantes reivindicam podem não significar muito. Muitas vezes eles referem-se apenas a valores em certas secções do portão.

Mesmo os melhores portões têm uma eficiência térmica (fator U) inferior a 2, e a questão das infiltrações de ar pela periferia do portão pode prejudicar imenso essa mesma eficiência.

Verifique se o fabricante apresenta alguma certificação (voluntária) em matéria energética. Não é fácil conseguir-se um portão energeticamente eficiente.

Selos e vedantes laterais, de topo e de fundo

Não é só o isolamento térmico do corpo/secções do portão que interessa considerar, aquando da avaliação térmica de um portão.

Há muitos portões que asseguram bons níveis de isolamento térmico a nível das suas secções centrais mas que falham profundamente a nível dos materiais e sistemas de selagem de correntes de ar, na sua periferia. É fácil haver significativas infiltrações de ar no interior da garagem (ou perdas de ar climatizado) por via de aberturas diversas, na periferia do portão.

A questão da instalação conta muito, tal como a questão dos materiais de calafetagem e selagem que se associam ao portão. São matérias frequentemente menosprezadas, e que acabam por comprometer a eficiência dos portões de garagem.

Não vale a pena comprar um portão muito eficiente energéticamente (muito bem isolado nas suas secções centrais) se o mesmo não assegurar uma excelente selagem a nível da sua periferia - algo que em parte está também associado a questões de instalação.

Kits de isolamento de portões de Garagem

Existem no mercado alguns kits de isolamento de portões de garagens. Muitos deles são feitos de poliestireno expandido, com um filme plástico.

Embora possam providenciar algum conforto térmico a nível da garagem, tenha em conta as suas possíveis limitações. Mesmo que os materiais de isolamento sejam os melhores – poliestireno certificado pela UL, ou poliuretano de alta qualidade – esses kits não resolvem os problemas referidos acima.

Certifique-se, por outro lado que os kits são adequadamente instalados, de acordo com as instruções dos seus fabricantes, e de que eles preenchem os requerimentos legais em termos de risco de incêndio e que envolvem pelo menos um ano de garantia.

E não se esqueça de que o facto de os kits de poliestireno serem mais espessos do que os de poliuretano, não significa uma maior resistência térmica; para a mesma espessura, o poliuretano tem um melhor fator-U (resistência térmica).

 

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início