POrtas exteriores de madeira e combinados

As modernas portas em madeira variam imenso na sua qualidade, estilos, cores, preços, e podem ou não combinar com elementos em vidro.

As melhores envolvem madeira tratada e estabilizada dimensionalmente (não são de madeira maciça), e oferecem uma razoável resistência térmica – bem melhor do que portas em alumínio e em outros metais, ou portas de vidro.

Vantagens e desvantagens das portas Exteriores em madeira

As portas exteriores em madeira surgem-nos como naturais e esteticamente atrativas.

Mas as tradicionais portas de madeira maciça - embora particularmente comuns no Brasil, ao contrário do que acontece em Portugal - têm algumas desvantagens, nomeadamente as portas mais baratas, bastante propensas a problemas de empenamento; além disso elas são estruturalmente menos estáveis e duradouras do que outras portas feitas a partir de combinados de madeira e outros materiais, ou de que as portas de madeira laminada-colada ou envolvendo produtos engenheirados.

Estas últimas portas oferecem baixa manutenção e preços equivalentes ou mais baixos do que portas maciças de alta qualidade. E podem não se distinguir visualmente de outras portas de madeira.

Alternativas às portas exteriores em madeira

A grande questão é que ao optarmos por combinados ou por madeiras engenheiradas, estamos a entrar numa área em que há outras alternativas porventura mais vantajosas.

Há portas exteriores em fibras de vidro que imitam perfeitamente as portas em madeira, e há portas de aço-poliuretano em múltiplos estilos e desenhos, que são ótimas sob o ponto de vista térmico ou sob de vista da resistência estrutural e manutenção - e envolvendo preços que podem ser bem inferiores aos preços de portas de madeira ou à base de madeira.

Conclusão: não esqueça os contras das portas exteriores em madeira. Elas podem ser uma razoável ou boa opção como portas de entrada em apartamentos, onde não estão em contacto com o sol e os elementos. Mas são geralmente uma má opção noutros contextos, nomeadamente em termos de manutenção, preços ou duração. Isto, sem qualquer vantagem significativa em termos de protecção térmica da casa, já que existem outras opções mais vantajosas.

Há que não esquecer que as portas exteriore em contacto com partes habitados ou áreas de trabalho, têm fortes implicações no conforto térmico dos nossos edifícios; as portas exteriores podem destruir o conforto térmico de um edifício.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início