Portas exteriores com alto isolamento tÉrmico (e acÚstico)

É muito importante escolher-se portas exteriores com alto isolamento térmico. Elas não são necessariamente caras, e podem reduzir imenso os gastos com eletricidade e gás associados à climatização.

Há que não esquecer que portas baratas – nomeadamente portas metálicas sem espessas camadas de poliuretano ou outros materiais com alto valor de isolamento – são uma ponte térmica com o exterior. O calor fluirá quase que livremente entre o interior e o exterior do edifício, independentemente da solidez da porta e do facto de ela estar ou não muito bem calafetada. O alumínio (muito especialmente) e outros metais são extremamente condutores, e é um grande erro optar por portas de alumínio (ou outras portas metálicas sem espessas camadas de material isolante).

portas de a�o-poliuretanoPortas de aço (Lacado) com interior de poliuretano

É uma das boas opções térmicas apresentadas no mercado, embora a qualidade da porta dependa também bastante da qualidade da lacagem e da espessura do poliuretano e das duas placas de aço em que o poliuretano está ensanduichado.

Este tipo de porta oferece várias vantagens: preços moderados, solidez estrutural, pouca ou nenhuma manutenção, segurança e, obviamente, excelente resistência térmica.

Tenha de qualquer modo em conta os fatores referidas acima como determinantes da qualidade da porta: lacagem, e espessura das placas de aço e do poliuretano injetado.

Outras portas com bom valor térmico
Há muitos tipos de portas, envolvendo muitos materiais,ou combinações de materiais. Algumas podem proporcionar bom desempenho geral, mas tudo depende bastante da própria qualidade dos materiais e da qualidade de fabrico. Portas em PVC, por exemplo, embora com bom desempenho térmico, podem ser muita afetadas pela qualidade do PVC.

Porta de entrada em fibra de vidroPortas de fibra de vidro

São uma opção cada vez mais comum. Estas portas oferecem as vantagens referidas acima para as portas de aço com poliuretano ensanduichado, embora também estejam dependentes da qualidade da fibra de vidro, e não ofereçam a mesmo resistência estrutural das portas com duas placas de aço.

Elas são uma boa opção em termos de isolamento térmico, e no seu conjunto, e podem ser desenhadas de modo a imitar a madeira (é difícil distinguir uma boa porta de fibra de vidro imitando madeira, de uma porta de madeira).

Se a questão do design é muito importante para si, este tipo de portas pode ser uma boa opção.

Porta madeiraPortas de madeira

As portas de madeira podem também ser uma boa opção em termos térmicos, como portas de apartamento, sobretudo no Brasil, onde o mercado apresenta portas de madeira acessíveis, com uma qualidade média elevada.

Há no entanto que ter em conta os possíveis inconvenientes e desvantagens das portas madeira em relação aos tipos de portas referidos acima, nomeadamente no caso de portas que vão ficar expostas ao sol e à chuva. A sua durabilidade e manutenção são fatores a ter em conta.

Ver: Portas exteriores de madeira

Elementos em vidro

Muitas portas exteriores têm elementos em vidro, o que pode ser importante para garantir luz natural. Mas cuidado. Esses elementos podem baixar significativamente o valor térmico da porta. Assegure-se de que o vidro tem as devidas características térmicas, e de que a transmissões de calor através do envidraçado estão minizadas por essa via.

 

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início