Calafetagem da parte inferior da porta

A parte inferior das nossas portas de entrada é frequentemente uma fonte de infiltração ou de fuga de ar que há que ter em conta. Há por isso que calafetar adequadamente o fundo da porta.

Tipos de materiais

Basicamente há dois tipos de produtos para calafetagem do fundo das portas: 1) barras e 2) tiras de calafetagem, que podem estar ou não articuladas com as soleiras (vedante frequentemente instalado no chão, por debaixo da porta).

Tiras de calafetagem

Tiras de calafetagem para fundo de portasÉ fácil instalar tiras de calafetagem, embora isso envolva parafusos ou pregos. As tiras são instalados no lado interior da porta, se a mesma abrir para dentro, ou no seu exterior, se abrir para fora.

Há que prestar especial atenção à altura a que a tira é colocada. Colocá-la demasiado abaixo dificultará a operação da porta, para além de provocar um desgaste mais rápido da tira. O objetivo é pôr a tira a tocar levemente no chão ou na soleira da porta, aquando a porta estiver fechada.

Siga as instruções do fabricante.

Barras de fundo de portaBarras de fundo de porta

Há vários tipos de barras/pés de fundo de porta, normalmente assentes no mecanismo mostrado na imagem à esquerda (barra de pé de porta retrátil). Uma vez instalado, o vedante deve fechar a abertura entre a soleira e a porta.

Tiras de pvc com franjasTiras de PVC com franjas

Estas tiras são fáceis de instalar e são normalmente desenhadas para contactar uma soleira. Uma vez que envolve mais do que uma franja, possíveis estragos em uma delas não põe em causa a eficácia da tira como um todo.

 

Tiras de metal interconectadas para calefetar fundo de portasTiras de metal interconectadas

Estas tiras atuam de modo similar às barras de pé de porta, referidas acima, e são talvez o mecanismo mais eficaz e duradouro de calafetar o fundo da porta (ver imagem). O alinhamento das tiras metálicas deve ser feito ao milímetro, o que requer experiência e instalação profissional. Trata-se de uma opção relativamente cara.

solerias com calafetagem integrada para fundo de portaSoleiras com calafetagem integrada

As soleiras podem integrar em si mesmas o vedante da porta, como se mostra na imagem. É uma forma de calafetagem que dispensa tiras e barras. Mas tem dois inconvenientes: acumulam lixo e são mais suscetíveis a danos.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início