cALAFETAGEM/ISOLAMENTO DAS PARTES LATERAIS E do topo das PORTAS

A calafetagem do topo e dos lados das portas de entrada das nossas casas é muitas vezes uma questão secundária. É sobretudo a nível do fundo da porta que a questão da calafetagem é mais crítica – e mais específica, já que envolve materiais e métodos próprios (ver Calafetar fundo da porta).

Convém, de qualquer maneira, estar também atento a possíveis infiltrações ou fugas de ar pelo topo ou pelos lados das nossas portas de entrada.

Materiais para calafetar o topo e os lados das portas

Podemos distinguir dois tipos principais de materiais:

- Materiais para os batentes, fáceis de instalar e baratos
- Materiais para os aros das portas.

Calafetagem dos batentes e dos aros das portascalafetagem Dos batentes das portas de entrada

Os materiais de calafetagem devem ser bastante flexíveis, de modo a responderem a pequenas expansões e contrações vas próprias portas, em função dos níveis d humidade e de variações nas temperaturas ambientes.

Essas materiais incluem tubos e fitas de silicone, PVC ou à base poliuretano, normalmente preferíveis a fitas autoadesivas de espuma ou feltro. Estas são particularmente fáceis de aplicar, mas tendem a durar muito pouco e a serem menos eficazes.

Na instalação, siga as instruções dos fabricantes.

Material de calafetagem para os aros das portasTira em V para calafetar aros de portascalafetagem Dos aros das portas

Estes materiais têm normalmente uma duração maior do que as fitas aplicadas nos batentes, mas são por norma mais difíceis de aplicar. É o caso das tiras magnetizadas, muito comuns em portas novas, mas difíceis de instalar em portas existentes.

As tiras em V são talvez a melhor opção a nível de produtos de calafetagem para aros de porta, embora as tiras mais eficazes – tiras em V, de bronze – também não sejam fáceis de instalar. É algo que requer alguma experiência e perícia – e um espaço mínimo de pelo menos 3 mm.

Já as fitas em V auto-adesivas, são particularmente fáceis de aplicar. Limpe cuidadosamente o aro da porta, removendo possíveis resíduos de anteriores calafetagens, tinta e gorduras; corte 3 peças de fita para se ajustarem à altura e à largura da porta; aplique cada uma das fitas, retirando o seu material de proteção à medida que as aplica, pressionando-as contra o aro. Siga as instruções do fabricante.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início