Venezianas/portadas de alumínio e aÇo para janelas; portas de folhas de alumínio e aÇo
vantagens e desvantagens

Atenção às estruturas metálicas associadas à proteção de janelas e às portas de vidro.

Essas venezianas/portadas e as portas de folhas de aço e alumínio são termicamente muito desvantajosas, sempre que as janelas ou portas em causa estiverem expostas ao sol e em contacto com espaços de trabalho e espaços habitacionais. Considere outras alternativas, nesses casos.

Veneziana alumínioTal como as vulgares portas metálicas, a sua alta condutividade torna-as uma fonte importante de ganhos indesejados de calor solar, em tempo quente, sempre que expostas ao sol.

Elas podem proporcionar bons níveis de segurança e ter algumas vantagens em relação a outras alternativas apresentadas pelo mercado, nomeadamente no que respeita à sua durabilidade e baixíssima manutenção, mas há que não esquecer o seu forte impacto negativo sobre as temperaturas ambientes; elas são fonte de desconforto e causa de grandes consumos de ar condicionado.

Portadas folhas aluminioO seu uso crescente tem fundamentalmente a ver com questões de gosto estético, ou de segurança. E com o seu preço.

Há que evitar o uso dessas estruturas sempre que as janelas ou portas estejam expostas a sol direto.

Venezianas de madeira (Brasil)

Veneziana madeiraAs venezianas de madeira são relativamente comuns a nível do mercado brasileiro e são, sob o ponto de vista térmico, uma razoável ou boa alternativa às venezianas/portadas de alumínio e aço.

O problema é que muitas vezes a opção pela madeira é mais estética do que propriamente funcional, e tem contra si o fator preço e durabilidade.

Persianas plásticas de correr em caixas

A tradicional opção portuguesa, também comum no Brasil, de proteção de janelas e de controlo da luminosidade por via de estores/persianas plásticas de PVC correndo em caixas de estore montadas no exterior das paredes ou na própria estrutura da parede é uma solução barata e termicamente bastante mais vantajosa do que as novas portadas/venezianas de alumínio, ou outras.

Elas não dispensam janelas com vidro e esquadrias/caixilhos eficientes, nem adequado dimensionamento e posicionamento das janelas, ou adequado sombreamento no Verão, mas são de facto uma alternativa vantajosa e barata às estruturas de alumínio e de outros metais.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio