Vedantes e espumas para isolamento de fendas e aberturas À volta de janelas e portas

É importante ter em conta não só as fugas e as infiltrações de ar associadas às partes móveis das portas e janelas (e a respetiva calafetagem) mas também as fugas e infiltrações a nível de fissuras e outras pequenas aberturas à volta das portas e das janelas, ou entre as estruturas das portas e janelas e as paredes em que elas estão embutidas.

A selagem deste último tipo de aberturas envolve materiais próprios, nomeadamente espumas e selantes, em vez dos típicos materiais de calafetagem: barras, tubos, tiras em V, tiras magnéticas, etc.

Selante latex acrílicoSelantes acrílicos e latex-Acrílicos; pequenos orifícios nas paredes

Pequenas aberturas e orifícios em áreas à volta das janelas e portas (com menos de, digamos, 5 mm) podem ser seladas usando selantes acrílicos ou latex-acrílicos.

Estes selantes são fáceis de aplicar e de lavar com água, e asseguram uma boa selagem. São ideais para usos internos.

silicone e uretanoSilicones e uretano: juntas e aberturas envolvendo diferentes materiais de Construção

Para efeito de isolamento e selagem de fissuras à volta dos materiais das esquadrias/caixilharias das janelas e das portas e os materiais das paredes é preferível usar selantes do tipo silicone ou à base de uretano.  

Há muitas espécies de vedantes para pequenas fendas e orifícios, mas os silicones para construção, e os vedantes à base de uretano são normalmente os que têm melhor desempenho.

Tenha em atenção as suas propriedades: a maioria dos silicones não podem ser pintados, ao contrário de vedantes à base de uretano; pode ser uma propriedade importante, em alguns contextos. Mas há outras: lembre-se de que os silicones mais “puros” são difíceis de limpar e aplicar, embora sejam também os mais flexíveis e os menos suscetíveis de perderem volume. E tenha em atenção a sua cor, ou questões como a adequabilidade a uso externo ou não.

Outros critérios como a resistência a altas temperaturas, ao fogo, à pressão e à fricção são também muito importantes, embora os selantes referidos acima sejam normalmente muito bons a estes níveis (a marca e a questão do fabricante é também muito importante).

Mástiques (Resinas) à base de poliuretano: orifícios de grande dimensão, juntas de Dilatação

Selante espumaPara aberturas e orifícios com um tamanho acima dos poucos milímetros, deve utilizar mástiques mono-componentes à base de poliuretano. Estes produtos permitem a selagem elástica de juntas, e tanto podem ser usados no exterior como no interior - incluindo juntas de dilatação e ligação entre diferentes elementos/materiais de construção.

Preços

Os mástiques à base de poliuretano são significativamente mais caros do que os selantes acrílicos e os silicones: podem custar duas, três ou quatro vezes mais. Todos estes materiais podem ser encontrados em lojas da especialidade, sob a forma de pequenos tubos ou latas.

espumas enchimento fissurasMateriais de enchimento de fissuras

Em grandes fissuras é frequente o uso de materiais de enchimento tipo tubos de espuma de célula aberta ou de célula fechada (imagem). O objetivo é preencher grande parte da abertura com essa espuma, antes da aplicação do selante, na zona mais superficial da fissura. É uma forma de reduzir os tempos de cura os custos da selagem, ao mesmo tempo que se assegura maior hermeticidade.

As espumas tipo célula aberta são mais baratas e fáceis de instalar (por serem mais esponjosas), e adequam-se bem a grandes fissuras onde podem ser comprimidas e ajustadas aos espaços. Mas elas não repelem a humidade nem têm o valor insulativo das espumas tipo célula fechada. Considere espumas de célula fechada para fissuras de tamanho médio: entre, digamos, 6 e 10 mm.

Aplicação

A aplicação de selantes e espumas de isolamento não envolve conhecimentos especializados. Uma vez escolhido o material correto, siga as instruções do fabricante.

Casa a sua habitação envolva sótãos ou caves, não se esqueça de que a selagem e calafetagem das janelas, portas e espaços circundantes, é parte de um trabalho de isolamento mais vasto, e que não retirará grandes benefícios dessa selagem se também não selar eventuais fissuras e outros orifícios que existam a nível dos espaços inferiores e superiores da casa.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início