Películas de controlo solar para janelas

Filmes de controlo solar aplicados em janelas e envidraçados simples são uma excelente via de redução de ganhos de calor solar e, portanto, uma forma eficaz de baixar as faturas de ar condicionado. A dificuldade está muitas vezes na escolha – as películas podem variar imenso na sua composição e eficácia – e na sua aplicação.

Ganhos térmicos

Películas de boa qualidade, aplicadas em janelas e envidraçados termicamente ineficientes, podem reduzir os ganhos de calor solar até 75% (alguns fabricantes de películas reivindicam percentagens superiores). Alguns filmes são também utilizados em climas frios, para reduzir as perdas de calor durante o inverno. Embora menos eficientes nessa função, é uma opção a considerar.

A maior parte destas películas pagam-se a si mesmas, em ganhos energéticos, no seu primeiro ano de uso, para além dos seus benefícios em matéria energética e ambiental, ou em termos de conforto técnico.

Infográfico:
Pequenas coisas que contam muito para o ambiente; o caso das películas metalizadas para janelas

Eficiência das janelas e envidraçados

Tenha em conta que as películas de controlo solar só se justificam em janelas com vidros de baixo eficiência energética. Eles não aumentam a eficiência de janelas termicamente eficientes, já que as mesmas incorporam filmes metálicos invisíveis, ou outro tipo de filmes, colados no interior dos seus painéis de vidro.

Tipo de filmes

Há vários tipos de películas. As mais antigas podem tingir os vidros onde são aplicadas, o que não significa que sejam eficientes.

Películas plásticas metalizadas e virtualmente invisíveis após aplicadas, são a escolha mais corrente, embora alguns fabricantes estejam a recorrer as nanotecnologias e a fórmulas especiais que estão a gerar novos tipos de filmes, extremamente eficazes na sua função térmica.

Preços

Os preços das películas de controlo solar variam imenso. Os preços online, em cadeias como a Amazon, são baixos, mas a questão da instalação - nem sempre fácil para leigos – pode tornar os custos finais significativamente mais altos. Embora alguns fabricantes estejam a incentivar a instalação dos filmes pelos próprios compradores, há riscos mais ou menos óbvios que podem comprometer a qualidade da instalação e a eficácia das películas.

Prós e contras

As vantagens das películas solares são óbvias e já referidas acima. A recuperação do investimento através de poupanças em eletricidade é rápida, e pode como se disse atrás ser feita durante o primeiro ano de uso.

O problema está muitas vezes na qualidade das películas (não há um sistema oficial de classificação através de selos ou etiquetas) e os seus possíveis efeitos laterais: alguns filmes podem refletir a luz interna aos edifícios durante a noite, ou bloquear ou dificultar a vista para o exterior, e podem não ser absolutamente transparentes.

Mas as queixas mais frequentes associam-se à dificuldade de instalação dos filmes pelos próprios, e ao mau desempenho que daí pode resultar, ou aos custos significativos que uma instalação profissional pode implicar.

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio