Materiais para isolar e calafetar janelas e portas

É importante minimizar as infiltrações e perdas de ar associadas a frestas e pequenas aberturas e espaços em janelas e portas, e mesmo nas paredes adjacentes a estas. Elas podem ter um peso significativo no nosso conforto e nas nossas faturas energéticas.

Existem nas nossas lojas de bricolage, hipermercados, drogarias e lojas especializadas um grande leque de materiais que podem ser utilizados. Eis os principais.

Tiras em V calafetar portas e janelasTiras em V

As tiras em V são utilizadas para preencherem os espaços entre as portas e os seus batentes, ou pequenas aberturas a nível de janelas de correr e de guilhotina.

Estas tiras são mais caras do que outras alternativas, mas bastante eficientes e duráveis; e não são difíceis de aplicar. Elas podem ser de metal (bronze, alumínio, cobre ou mesmo aço), PVC ou polistireno, e são vendidas em longas tiras, com ou sem adesivo.

Calafetar material: propileno auto-adesivo janelasTiras autoadesivas de espuma

O seu objetivo é selar pequenas aberturas e frechas em janelas e portas. São particularmente comuns, e aplicam-se nas partes fixas das esquadrias/caixilhos das janelas de abrir, bem como em portas.

A instalação é extremamente fácil. Basta retirar o papel protetor e aplicá-las, sem as esticar. O problema é a sua baixa durabilidade (um ou dois anos, frequentemente), nomeadamente se expostas direta ou indiretamente ao sol. 

Tubos de silicone calafetar portas e janelasTiras e tubos de esponja em borracha, PVC, poliuretano e silicone

As tiras em tubo estão normalmente fixas a perfis de plástico ou metal, e estão desenhadas para serem comprimidas de modo a preencherem os espaços e as aberturas onde se verificam infiltrações e fugas de ar.

Elas têm bastante maior durabilidade do que as tiras autoadesivas de espuma, e tal como estas são usadas em redor das portas e janelas (nomeadamente janelas de abrir). A sua duração depende do uso, mas situa-se frequentemente acima dos 5 anos, mesmo se expostas à radiação solar.

Siga as instruções de aplicação dos fabricantes, nas nunca se esqueça de que as superfícies onde são aplicadas devem estar adequadamente limpas e secas. A acetona é um bom produto de limpeza. A instalação pode ser mais difícil no caso das tiras tubulares de silicone.

Tiras com escova (Feltro)

São sobretudo usadas em janelas e portas de correr, onde são aplicadas a nível dos topos ou nas laterais das partes móveis.

A sua eficácia é razoável e os seus preços relativamente baixos, mas a sua instalação pode não ser fácil.

Tiras magnéticas

Equivalem às tiras de vedação magnética dos frigoríficos, e são sobretudo usadas nos topos e lados das portas e janelas de correr, onde são uma solução relativamente eficaz. Elas são mais caras que outras alternativas mais comuns, e sobretudo muito mais difíceis de aplicar.

Tiras de metal inteconectadas para calafetagem de portasTiras de metal interconectadas para portas

São usadas no isolamento de portas, a nível do seu perímetro. São bastante eficazes, e relativamente caras. Envolve duas peças de metal que se ajustam mutuamente.

A instalação pode ser difícil, já que se exige um ajustamento ao milímetro das peças em causa.

Barras e juntas para fundos de portas

Alguns modelos são montados na própria porta, enquanto outros são montados no chão, de modo a tocar o fundo da porta.

Barras para fundo de portas: calafetagemAlgumas barras incorporam materiais de calafetagem, com os desenhos a variarem imenso: barras de pé de porta retráctil, ajustáveis aquando da abertura e fecho da porta; rolos laváveis associados a perfis em PVC; barras com perfis em alumínio ou PVC, guarnecidas por juntas de borragem flexível ou escovas em nylon…

Mais detalhes:
Calefetagem do fundo das portas
Calafetagem do topo e dos lados das portas externas

Tubo de selagem à volta de portas e janelasMateriais de selagem

Incluem mástiques e outros materiais de injeção para fendas em redor de batentes fixos de janelas irregulares (massas de enchimento de silicone, por exemplo) bem como massas de enchimento de fissuras entre as ombreiras/esquadrias/caixilhos e as paredes das janelas ou portas. Inclui nomeadamente espumas e mástiques de isolamento.

Ver: Vedantes e espumas para isolamentos à volta de janelas

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início