a qualidade das janelas: vidro simples, duplo, triplo; gÁs e pelÍculas metÁlicas; espaÇadores, corte tÉrmico

A qualidade e a eficiência de uma janela não depende apenas do vidro, ou do número de placas de vidro, e da qualidade térmica que lhe é emprestada pelas películas metálicas invisíveis que se lhe associam. Depende também do tipo de gás isolante utilizado entre as placas de vidro, dos seus espaçadores térmicos, de eventuais cortes térmicos, do material de que são feitas as esquadrias/caixilhos e do seu isolamento e selagem.

As janelas formam um todo, que não é fácil avaliar sem etiquetas/selos de avaliação energética, ou sem se analisar cuidadosamente as suas especificações técnicas.

Vidro simples, duplo e triploJanelas, pain�is, espa�adores, vidro duplo

Janelas de vidro simples é coisa do passado. Janelas de vidro duplo e triplo são neste momento oferta standard. Janelas de vidro triplo não são necessariamente mais eficientes e de melhor qualidade que as janelas de vidro duplo.

Gás isolante

O gás que preenche o espaço entre as placas de vidro pode variar - árgon, krípton, xénon e outros – e é um elemento fulcral para a qualidade do isolamento proporcionado pelas janelas.

Embora alguns fabricantes tenham fórmulas próprias, o árgon é de longe o tipo de gás de enchimento mais comum.

Películas

Tão importante quanto o gás que preenche e separa os painéis de vidro de uma janela são as películas aplicadas às partes internas dos painéis de vidro.

Películas metálicas de baixa emissividade (Low-e) são parte necessária das janelas modernas e estão diretamente relacionadas com a sua capacidade em impedir que o calor deixe os espaços habitados dos edifícios (no inverno) ou a entrada de ganhos de calor indesejados.

Espaçadores térmicos

Os espaçadores são as partes que separam os bordos de cada painel de vidro. A qualidade dos espaçadores é fundamental para manter e minimizar as perdas a nível do gás de enchimento.

Corte térmico

O corte térmico são perfis - frequentemente barras de poliamida reforçadas com fibra de vidro – destinados a reduzir as perdas ou ganhos indesejados de calor em esquadrias/caixilharias de alumínio (ou de aço ou outras) com elevados níveis de condução e por isso muito ineficientes termicamente.

O corte térmico permite painéis de vidro mais espessos, para além de melhorar os níveis de insonoridade das janelas e diminuir o seu potencial de condensação, mas não deixa de ser um pormenor associado a janelas com esquadrias feitas de materiais termicamente ineficientes.

Esquadrias/Caixilharias

O material de que é feito as esquadrias/caixilharias de uma janela étão importante quanto o vidro e os materiais que se lhe associam.

Ver:
Esquadrias/Caixilharia de janelas

Janelas e etiquetas energéticas

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio