Janelas de correr vs. janelas de abrir

As janelas de correr (duas primeiras imagens em baixo) e as janelas de abrir são os tipos mais comuns de janelas, sobretudo as janelas de correr por deslizamento horizontal e as janelas de abrir lateralmente.

janelas de correr horizontalmente janela de correr, tipo guilhotinaVantagens das janelas de correr

As janelas de correr são fáceis de operar e manter. Como têm poucas componentes – não envolvem molas, puxadores, dobradiças… - também têm poucos problemas, sobretudo as janelas de correr horizontalmente (primeira imagem), que são particularmente fáceis de abrir e fechar.

Outras vantagens: o grau de abertura da janela é grande, o que pode ser importante em estratégias de ventilação; além disso combinam bem com redes mosquiteiras, não ocupam espaço interior e tendem a ser mais baratas que as janelas de abrir.

Desvantagens das janelas de correr

Os seus sistemas de calafetagem propiciam infiltrações e fugas indesejadas de ar quente e frio. Os feltros e as fitas de calafetagem tendem a ficar ineficientes ao fim de pouco tempo (algo que não é fácil de corrigir por via de novos feltros e fitas). Por outro lado, como não há compressão a nível das componentes das janelas, as fugas e infiltrações de ar são inevitáveis e significativas em climas extremos, ou em períodos de vento.

As janelas tipo guilhotina (segunda imagem acima) são normalmente mais difíceis de operar e mais suscetíveis de problemas do que as de correr lateralmente.

Vantagens das janela de abrir

As janelas de abrir lateralmente são também fáceis de operar, limpar e manter. O seu sistema de fecho por compressão e dobradiças não levanta problemas significativos.

O desenho das janelas de abrir é o que oferece maior selagem e estanquicidade (proteção em relação a fugas e infiltrações de ar), por via do seu fecho por compressão. É uma vantagem muito significativa sob o ponto de vista térmico.

Outra vantagem: quando desenhadas para abrir para o exterior, podem ser utilizados para defletir e direcionar brisas para o interior dos edifícios, o que é uma vantagem significativa em estratégias de ventilação natural.

Quando desenhadas com abertura superior (2ª imagem acima) ou inferior, podem não ser tão fáceis de operar e manter, embora hajam casos em que esses desenhos possam ser vantajosos.

Desvantagens das Janelas de Abrir

As janelas de abrir tendem a ser mais caras do que as de correr, por via dos seus fechos e sistemas de compressão e selagem. E o seu desenho não favorece janelas muito grandes ou pesadas, além de requererem e ocuparem espaço quando abertas.

Conclusão

Em geral, as janelas de abertura lateral são a melhor escolha sob o ponto de vista térmico e mesmo funcional. O seu desenho é o que melhor permite minimizar fugas e infiltrações indesejadas de ar, e o que melhor responde às necessidades de estratégias de ventilação natural por deflexão de brisas.

Não esquecer, de qualquer modo, que a qualidade de uma janela é algo que depende largamente do tipo de materiais utilizados nas suas esquadrias/caixilhos e de pormenores associados aos vidros, espaçadores, películas internas e gás de enchimento. Em suma: há ótimas portas de abertura lateral, e más portas de abertura lateral... O desenho não é tudo, nem é necessariamente o elemento principal. Mas é importante.

Ver:
Tipos de janelas

Elementos que determinam a qualidade das janelas
Janelas e etiquetas energéticas

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio