Calafetagem/isolamento das janelas de correr e abrir

É fácil e vantajoso calafetar janelas de abrir, com materiais danificados. Mas já o mesmo não acontece com as janelas de correr.

Janelas de correr lateralmente Calefetar janelas de correr: sim ou não?

Vale a pena calafetar janelas de correr?

Muito provavelmente não. Em primeiro lugar, a calafetagem dessas janelas é normalmente difícil. E sobretudo não é de esperar que a substituição dos antigos materiais de calafetagem por novos melhore significativamente ou duradouramente a eficiência da janela.

Janelas de correrLembre-se de que pequenas infiltrações de ar, ou pequenas fugas de ar, por via de aberturas nas componentes das janelas não tem a importância que frequentemente lhe é atribuída.

O problema da eficiência energética das janelas tem sobretudo a ver com a qualidade dos vidros, com os caixilhos/esquadrias das janelas, e com os materiais que constituem esses caixilhos e o seu isolamento.

Ou seja: os ganhos ou as perdas indesejadas de calor fazem-se sobretudo por via do próprio vidro e dos materiais das esquadrias/caixilhos, e não tanto por via de pequenas aberturas e orifícios existentes nas janelas.

Obviamente que esses orifícios e aberturas devem ser tidos em conta – tal como caixas de persianas mal isoladas, ou mal desenhadas - e devem ser corrigidos sempre que possível.

Seja como for, o problema maior está no próprio desenho das janelas de correr. Ele não permite a hermeticidade das janelas de abrir, e não é por via de pequenos melhoramentos nos seus sistemas de calafetagem – nomeadamente em climas como os brasileiros ou o português – que o conforto térmico da sua casa vai melhorar.

Calafetar janelas de correr

Por norma as janelas de correr incorporam nas suas próprias estruturas os feltros ou os outros materiais responsáveis pela sua calafetagem, o que torna muito difícil a substituição dos materiais originais por novos materiais. Não é um tipo de tarefa faça-você-mesmo.

Embora possível, a calafetagem de janelas com caixilhos de madeira também não é fácil e deve ser executada por profissionais, nomeadamente se envolver tiras metálicas em V.

A aplicação dos materiais de calafetagem varia em função do tipo exato de janela e de material.

Janela de abrir lateralmente Janelas de abrirCalafetar janelas de abrir (aplicação de fitas, feltros ou tubos nos batentes das janelas)

A questão da calafetagem das janelas de abrir, é bastante diferente – em termos de dificuldade e em termos de resultados práticos.

O desenho da janela permite reduzir efetivamente ganhos e perdas por infiltração e fuga de ar, e a calafetagem é não apenas possível e relativamente fácil, como claramente vantajosa – caso os materiais estejam danificados.

Fundamentalmente, é apenas uma questão de substituir os materiais que estão a ser usados nos batentes da janela por materiais similares, embora possa também ser possível o uso de outros materiais.

Passos na calafetagem de janelas de abrir

O primeiro passo é escolher o tipo de material a aplicar nos batentes das janelas. Tipicamente: 1) fitas autoadesivas, 2) feltros, 3) tubos de borracha, PVC ou à base de silicone.

As fitas e os feltros têm uma duração limitada, e obviamente dependente do uso da janela; a sua duração média pode ser inferior a dois anos; os tubos referidos acima podem facilmente durar o dobro ou o triplo das fitas e dos feltros.

Limpeza

Antes de aplicar qualquer material auto-adesivo ao batente da janela, limpe cuidadosamente a superfície onde ele vai ser aplicado. Use água e detergente. Não aplique o material em superfícies oleosas, com poeiras ou outras sujidades. Também não o aplique em superfícies húmidas.

A limpeza de resíduos de tinta pode requerer solventes apropriados. Limpe cuidadosamente eventuais resíduos de anteriores calafetagens.

Atenção também à temperatura ambiente no momento da aplicação: alguns materiais adesivos do tipo espuma requerem temperaturas mínimas da ordem dos 10-15ºC.

Aplicar fitas autoadesivas

Corte a fita adesiva em quatro peças, de modo a que o tamanho de peça coincida com as dimensões dos quatro batentes da janela. Aplique cada peça ao longo de cada batente da janela, paralelamente à remoção do seu papel protetor. Siga as instruções do fabricante.

Depois de aplicar as peças da fita, pressione-as em todo o seu comprimento, usando os dedos.

Aplicar os feltros aos batentes das janelas

Siga os procedimentos referidos acima, para as fitas autoadesivas. Siga as instruções do fabricante no que respeita ao modo de fixar o feltro ao batente.

Tubos de pvc e silicone para calafetar janelasAplicar tubos de PVC, silicone e outros materiais aos batentes das janelas

Tenha em atenção o modo de fixação do rebordo do tubo ao batente: siga as instruções do fabricante.

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio