PainÉis isolantes rígidos & Poliestireno, poliisocianurato

painéis rigidosExistem diversos tipos de painéis rígidos para efeitos de isolamento térmico. Os mais comuns envolvem materiais sintéticos: o poliestireno expandido e extrudido e placas de poliisocianurato. Embora menos comuns, existem também painéis rígidos de lãs minerais.

As dimensões destes painéis podem variar, sobretudo o comprimento. Eles são leves, fáceis de transportar e instalar, têm um excelente valor térmico (poliisocianurato e poliestireno extrudido) e são resistentes à água.

São uma ótima opção para estratégias de reboco térmico em edifícios, ou seja, para cobrir as fachadas, os tetos e mesmo os pavimentos, de modo a evitar perdas ou ganhos indesejados de calor (pontes térmicas).

O poliestireno extrudido é sem dúvida, no geral, o melhor isolante térmico na categoria dos painéis rígidos.

Polistireno extrudidoValor térmico (valor R)

Os painéis em poliisocianurato têm um altíssimo valor térmico: entre R-2 e R-2,8 para placas com 50 mm de espessura - embora uma pequena degradação desse seu valor térmico ao longo dos anos, à medida que uma parte do gás que entra na sua composição se perde.

O poliestireno extrudido tem também um bom valor térmico (R-1,73; 50 mm), acima da média e de produtos como bons índices de resistência térmica como as fibras celulósicas (R-1,21; 50mm) ou outros produtos sintéticos como os poliuretanos e o icynene.

O poliestireno expandido (vulgarmente conhecido por esferovite) tem uma resistência térmica menor: R-1 (placas de 50 mm de espessura) e é um produto mais frágil.

Polistireno extrudidoAplicações

Como foi referido acima, estes materiais – nomeadamente as placas de poliestireno extrudido – têm múltiplas utilizações a nível de tetos, sótãos, caves, pavimentos e paredes exteriores, incluindo as fundações, onde a resistência do poliestireno à água o torna um produto de eleição.

O poliestireno expandido é mais barato, mas é menos resistente à água do que a sua variante extrudida; e não tem o seu valor térmico.

As placas em poliisocianurato são produtos relativamente caras, mesmo tendo em conta o seu alto valor térmico; apenas se tornam vantajosas em situações em que o espaço de aplicação do isolante térmico escasseia. São além disso um produto mais frágil do que o poliestireno extrudido, vindo por isso protegidas com uma película em alumínio.

Vantagens e desvantagens

As vantagens em relação a outros produtos, a nível da sua aplicação em grandes superfícies desobstruídas, é manifesta.

Mas não são produtos desenhados para serem instalados em espaços obstruídos e cavidades. Além disso não são bons isolantes sonoros e não têm resistência ao fogo (daí a necessidade de serem protegidos por via do cimento ou de um acabamento conveniente).

Polistireno expandidoE são também produtos ligeiramente mais caros (mesmo tendo em conta o seu alto valor térmico) do que outros isolantes – embora tudo dependa bastante da escala dos projetos, e dos custos de instalação.

Ver:
Materiais Isolantes Térmicos
Níveis de isolamento térmico desejáveis

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio