PainÉis e mantas de là de vidro, là de rocha e outras fibras minerais

Os painéis semirrígidos e as mantas de fibras minerais – lã de vidro, lã de rocha… - são os isolantes térmicos mais vendidos no mundo, sobretudo na América do Norte, onde – a nível da construção residencial em madeira aí prevalecente - são o isolante térmico standard para o preenchimento das cavidades de paredes exteriores, tetos e pavimentos.

São materiais leves, seguros (embora possam ser irritantes para a pele, nariz, garanta) e fáceis de instalar.

Composição

L� de vidro: isolante t�rmicoAs lãs minerais são produtos à base de vidro fundido (lã de vidro) ou de areia vulcânica (lã de rocha).

Apresentam-se normalmente sobre a forma de mantas e painéis semi-rígidos (e menos frequentemente sob a forma de fibras, usadas em combinação com aglutinantes, de modo a serem injetadas ou projetadas através de maquinaria própria em cavidades de paredes, ou em tetos e pisos).

Instalação

A eficácia térmica destes produtos acaba por depender, em parte, do modo como são instalados: para uma eficiência plena, os painéis e as mantas devem ajustar-se e preencher as cavidades, sem vazios, cortes ou compressão.

Valor térmico

O valor térmico das lãs minerais varia com a densidade do produto: standard, média, alta. Materiais com densidade standard, com 50 mm de espessura, têm um valor térmico à volta de 1,2 (valor R), enquanto os produtos de maior densidade (50 mm) têm um R à volta de 1,4.

São valores térmicos baixos em relação aos valores ideais para paredes ou tetos; só por via de painéis com uma espessura de 20 cm ou mais se conseguem obter altos níveis de isolamento.

Custos

Os preços – tipicamente baixos - variam em função da densidade e da espessura dos materiais.

Vantagens e desvantagens face a outros produtos

As fibras minerais são fáceis de instalar, de baixo preço e resistentes à água, ao contrário de fibras vegetais celulósicas e outras. No entanto, várias destas outras fibras (sob a forma amorfa seca, ou húmidas) podem garantir um isolamento mais compacto e denso, sem espaços vazios, nomeadamente em cavidades que não estejam totalmente desimpedidas.

Comparativamente a isolantes do tipo painéis rígidos e espumas sintéticas, as fibras minerais apresentam preços bastante mais baixos, mas têm uma densidade e um valor térmico bastante menor.

Ver:
Materiais Isolantes Térmicos
Níveis de isolamento térmico desejáveis

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio