PoupanÇas de eletricidade na iluminaÇÃo externa de moradias e edifícios

Há que considerar cuidadosamente os níveis de iluminação externa das moradias e edifícios. Eles são muitas vezes excessivos, originando altos custos energéticos e poluição luminosa, e colidindo com os direitos dos proprietários vizinhos.

Acresce qye elevados níveis de iluminação do exterior de um edifício não proporcionam por si só uma segurança acrescida. Pelo contrário. Níveis elevados de luz artificial noturna podem ser uma vantagem para potenciais intrusos...

Opções de iluminação de baixo consumo elétrico noturno, em edifícios

Considere lâmpadas de baixo consumo, ou iluminação solar para efeitos de navegação noturna e de luzes de segurança.

Evite tanto quanto possível o uso de lâmpadas tradicionais (incandescentes ou mesmo halogéneas). Lâmpadas fluorescentes compactas (CFR) e LEDs (desenhadas para uso externo) podem reduzir os consumos elétricos em cerca de 75%.

Ver: Lâmpadas economizadoras: LEDs vs. Fluorescentes Compactas e Halogéneas

Uso de sensores E interruptores automáticos

Considere o uso de interruptores automáticos, e redutores de níveis elétricos e sensores.

Eles são essenciais em muitas aplicações envolvendo pátios e o exteriores de edifícios, ao reduzirem os períodos de iluminação em função das necessidades efetivas.

Ver:
Redutores de caudal de luz e poupanças elétricas
Sensores e interruptores automáticos e programados de iluminação

Uso de lâmpadas com refletores

Evite o uso de lâmpadas sem sistemas de focagem. É uma forma de desperdício de eletricidade e de poluição luminosa. O foco de luz deve ser direcionado em função das necessidades de iluminação.

Evite sistemas de Lâmpadas solares baratas

Os sistemas de iluminação por lâmpadas solares pode ser excelentes para efeitos de segurança e navegação noturna, mas há que atender à sua eficácia.

Evite os sistemas mais comuns. Eles são baratos e fáceis de instalar, mas são basicamente inúteis e de baixa duração. Prefira sistemas envolvendo lâmpadas LED, com baterias de níquel-cádmio, alimentadas por pequenas placas solares fotovoltaicas. São os únicos sistemas realmente fiáveis.

Ao comparar custos, pondere as vantagens dos sistemas solares em termos de facilidade de instalação e custos operacionais. Eles dispensam fios e ligações elétricas, o que deve ser tido em conta na análise custos-benefícios.

Sistemas de baixa voltagem elétrica

Atenção. Os sistemas de baixa voltagem para iluminação noturna de caminhos, pátios e exteriores de moradias e edifícios são uma opção energeticamente eficiente se e só se ligados a lâmpadas LED ou lâmpadas fluorescentes compactas (CFL), e a sensores e outros controladores de luz.

Baixa voltagem não significa baixo consumo elétrico, a não ser que os sistemas sejam regulados por sensores e células fotoelétricas e interruptores automáticos, e associados a lâmpadas de baixo consumo elétrico.

Ver: Sistemas de iluminação noturna de baixa voltagem vs. lâmpadas solares

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio