MÁquinas de lavar roupa mais eficientes

As máquinas de lavar roupa modernas podem usar 1/5 da energia das unidades de há vinte anos atrás. Mas elas continuam a ser grandes consumidores de energia e água.

Tenha-o em conta. E dê também especial atenção às secadoras de roupa, que são ainda mais intensivas em termos de gastos de energia (ver caixa).

As secadoras de roupa consomem cerca de quatro vezes mais eletricidade que as máquinas de lavar, e são uma verdadeira calamidade ambiental em países como os EUA, onde o seu uso está generalizado e onde consomem cerca de 4% da energia do país (43 biliões de KW/hora de eletricidade e 445 milhões de termos de gás natural, a que correspondem 32 milhões de toneladas métricas de CO2).

Eficiência energética das máquinas de lavar roupa e consumo de água

A eficiência energética das máquinas de lavar roupa vem referida - quer no caso brasileiro quer no caso português – na sua etiqueta energética. Prefira por isso máquinas com a classificação de A (Brasil) e A+++ ou A++ (Portugal). Elas gastarão menos eletricidade e também menos água.   

Consumo de Água

Há que não esquecer que as máquinas de lavar louça podem ser responsáveis por consumos de água quente da ordem dos 10% do total do consumo de água quente doméstico, o que é um valor muito significativo e que deve ser tido em conta aquando da compra de unidade de lavar roupa.

Etiquete brasileira para geladeirasEmbora as indicações facultadas pelos fabricantes raramente explicitem os consumos de água da máquina, a opção por uma máquina energeticamente eficiente significa também, em princípio, um bom índice de poupança de água, dada a estreita correlação entre os dois fatores.

Os novos modelos de máquinas de lavar, nomeadamente os da classe A, são capazes de gerir as necessidades de água por ajuste eletrónico automático, tendo em conta a quantidade/peso de roupa que está a ser lavada.

A alternativa são máquinas com opções de ajustamento em função de menores cargas (escolha a função adequada – meia carga, por exemplo - e reduza a quantidade de detergente), sempre que não estiver a utilizar a carga máxima.

Uso de painéis solares

Considere unidades com ligação a painéis solares térmicos (fornecimento de água quente).

Capacidade de carga da máquina

Não compre uma máquina demasiado grande para as suas necessidades. Isso origina, quase que proporcionalmente, maiores consumos de água e eletricidade.

Máquinas de mais de 8 Kgs só se justificam, em princípio, para famílias numerosas (5 ou mais pessoas). Agregados famiiares de 3-4 pessoas necessitam em princípio de máquinas de 7-8 kgs (6 Kgs para agregados de 1-2 pessoas).

Temperatura de lavagem

O aquecimento de água é o grande responsável pelos consumos de eletricidade das máquinas de lavar roupa. Lavar a 30ºC ou a 40ºC implica diferenças de consumo de eletricidade entre 10 e 30%; lavar a 30ºC ou a 60ºC implica diferenças de consumo elétrico da ordem dos 200-400%. Ou seja: recorra tanto quanto possível a programas de baixas temperaturas. Isso não tem implicações significativas na qualidade da lavagem.

Evite o uso de temperaturas altas (acima de 60º).

Detergentes

Use detergentes adequados, capazes de responder eficazmente a programas de baixas temperaturas.

Cargas de lavagem

Utilize, sempre que possível, a capacidade máxima de carga da máquina. Os consumos de eletricidade não variam significativamente em função da carga. Duas lavagens, envolvendo duas meias cargas de roupa, implicam um consumo de eletricidade aproximadamente duas vezes maior.

Máquinas de lavar roupa com opção de secagem

Não se trata de uma boa opção. Estes "combinados" não são mais vantajosos do que unidades separadas, bem pelo contrário.

Embora algumas opções envolvendo o uso da secagem por condensação e o uso de sensores de humidade (para regular o grau de secagem) permitam algumas poupanças energéticas, não se esqueça de que a secagem da roupa pode mais que quadriplicar o consumo energético associado à lavagem.

Infográfico:
O impacto ambiental dos secadores e máquinas de lavar roupa

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio