Geladeiras/FrigorIfÍcos: Consumo ElÉtrico e EficiÊncia EnergÉtica

Esteja atento à sua geladeira/frigorífico. Modelos antigos podem gastar 3-5 vezes mais eletricidade do que os modelos modernos e mais eficientes. Considere com cuidado a compra do seu novo frigorífico/geladeira. Não se esqueça de que estes aparelhos estão ligados 24 horas por dia, 365 dias por ano, e que há diferenças substanciais entre as várias marcas e modelos, em termos de consumo elétrico.

Tenha também em conta medidas básicas de poupança energética. Elas são fáceis de implementar e contam mais do que à primeira vista pode parecer.

Os gastos em refrigeração podem ultrapassar 40% do consumo elétrico residencial em muitas regiões do Brasil, e representam cerca de 10% do consumo elétrico doméstico português.  Dicas de poupança energética

- Verifique as borrachas de vedação das portas da sua geladeira/frigorífico; coloque uma lanterna no seu interior, focada para as borrachas da porta; feche a porta e inspecione as borrachas (a divisão deve estar tão escurecida quanto possível); se detetar sinais de luz da lanterna, procure resolver o problema, substituindo as borrachas se necessário.
- Verifique os termostatos: a temperatura da sua geladeira deve situar-se, em princípio, entre os 2ºC e os 4ºC, e o congelador/refrigerador entre -18ºC e -15ºC.
- Interruptor de modo poupança: caso o seu frigorífico/geladeira tenha um modo de poupança, mantenha o respetivo interruptor ligado, exceto em climas ou períodos de tempo muito húmido.
- Localização: mantenha a sua geladeira/frigorífico fora da luz direta do sol e de fontes de calor (máquinas de lavar louça, fogões...).
- Não mantenha a porta da geladeira/frigorífico mais tempo aberta do que o estritamente necessário.
- Atenção à acumulação de gelo: a acumulação de gelo obriga o compressor a funcionar por períodos mais longos; a descongelação manual regular pode ser necessária e vantajosa.
- Deixe a comida arrefece, antes de a colocar na geladeira/frigorífico.
- Mantenha as serpentinas limpas; use uma escova macia ou o aspirador, se for caso disso.

Configuração da geladeira/frigorífico

Os modelos de duas portas usam em média 10%-30% mais eletricidade. Compare os consumos de unidades equivalentes (kWh/ano).

Tamanho: duas unidades em vez de uma?

etiquete portuguesa para frigoríficosÉ largamente preferível uma grande geladeira a duas unidades pequenas; o consumo elétrico é substancialmente mais baixo.

Mas não sobre-dimensione a sua geladeira/frigorífico; as pequenas unidades são em média mais eficientes energeticamente; manter o aparelho vazio durante a maior parte do ano é uma má opção.

Geladeiras/frigoríficos compactos

Os unidades compactas são hoje razoavelmente eficientes, e podem ser vantajosos para usos ocasionais; pode ser mais vantajoso ter um pequeno compacto para usos ocasionais do que manter uma grande unidade largamente vazia durante a maior parte do tempo.

Certificação e classificação energética das Geladeiras/Frigoríficos

No Brasil, as geladeiras são classificadas de A a E (2ª imagem).

Modelos simples, de uma porta, com a classificação A podem gerar poupanças de eletricidade anuais de R$ 50 ou mais, comparativamente a modelos da gama E (o que equivale à recuperação do preço total da geladeira num período de cerca de 10 anos). Um combinado da gama A de 300 litros pode gerar economias de mais de R$ 100 por ano, comparativamente a uma unidade classificada como E. Etiquete brasileira para geladeiras

Em Portugal os frigoríficos estão também classificados num sistema de letras (primeira imagem), mas a gama A tem várias opções: A+++, A++, A+. Tal como no Brasil as classificações A garantem economias substanciais de eletricidade. Prefira-as.

Procure modelos eficientes no sítio TopTen.pt (uma organização apoiado por várias organizações internacionais sem fins lucrativos e pela Quercus, Adene e a TopTen europeia).

Infográficos:
Impacto ambiental dos eletrodomésticos e produtos da eletrónica
Impacto ambiental da iluminação
O impacto ambiental dos frigoríficos/geladeiras

impacto produtos da eletrónica e eletrodomésticos no ambiente

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio