A altura e a localizaÇÃo das torres dos pequenos sistemas eÓlicos

Se vai instalar um pequeno sistema eólico de produção elétrica, equacione cuidadosamente a localização e a altura da torre do sistema.

Obstruções junto ao solo, perto da turbina, afetam fortemente a qualidade e os padrões do vento, o que em última análise determina a eficácia e a produção elétrica dos sistemas eólicos.

É uma consequência direta da chamada regra do cubo. O output elétrico de um sistema eólico varia na razão cúbica da velocidade do vento; ou seja, um aumento para o dobro da velocidade do vento faz aumentar em aproximadamente oito vezes o output elétrico; e inversamente…

Obstáculos e velocidade do vento

As turbinas eólicas devem ser instaladas acima de qualquer obstáculo – é essa afinal de contas a função da torre eólica.

A torre deve ser utilizada para colocar a turbina acima de cercas, árvores, construções e de qualquer outro obstáculo junto ao solo. É extramente importante para o sucesso do sistema. Obstruções criam turbulência e diminuem a velocidade do vento.

Algo que é largamente ilustrado pelos sistemas eólicos urbanos. Eles têm pequenas torres – frequentemente apenas um pequeno tubo – e isso e as obstruções que afetam a velocidade e os padrões do vento nas cidades roubam eficácia e tornam esses sistemas altamente ineficazes.

Regra geral

A regra geral estipula que a ponta inferior das pás da turbina se devem situar a 9 metros ou mais acima do topo de qualquer obstáculo, no raio de 90 metros da torre.

É uma regrar que deve ser interpretada de forma flexível, mas que não deve ser ignorada. Para tanto há que ter em atenção possíveis regulamentos locais, fixando limites a essa altura.

Outras questões a ter em conta

Tenham em atenção a configuração da torre, e os seus materiais e desenho. É algo que varia bastante. Evite torres de alumínio, propensas a partirem-se com o tempo.

Pondere questões como a facilidade de manutenção e a facilidade de acesso à turbina, ou a facilidade de desmontagem da mesma, ou a área de terreno requerida pelo sistema.

Localização

localização de turbinasA velocidade do vento pode variar significativamente dentro de uma mesma propriedade, num espaço relativamente curto. A escolha do local de instalação do sistema eólico é, por isso, crucial.

Tenha em conta o sentido dos ventos dominantes, e não esqueça que velocidades médias do vento inferiores a 6 metros por segundo tornam os sistemas eólicos simplesmente ineficazes.

Escolha pontos altos ou os lugares mais expostos ao vento, em propriedades que não sejam planas.

Escolha locais que não sejam afetados por obstáculos naturais ou outros. Não se esqueça que vales, montanhas, florestas ou simplesmente algumas árvores e construções podem interferir significativamente na direção e velocidade do vento.

Pondere possíveis projetos futuros, envolvendo edifícios ou de outras construções que possam colidir com o seu sistema eólico.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início