energia solar versus energia eÓLICA (Pequenos sistemas)

O que escolher, a nível da produção de eletricidade? Um pequeno sistema solar ou um pequeno sistema éolico?

É algo que não depende apenas do número de horas de sol e da velocidade média do vento nos sítios em causa.

Há outros fatores a considerar:

- usos: eletricidade para fins domésticos ou escritórios e instituições, ou para fins agrícolas, ou para veículos recreativos…
- o sítio onde se vive: os sistemas eólicos são sobretudo utilizados em meios rurais e edifícios isolados.
- preços relativos.

Vantagens dos Pequenos sistemas eólicos e Solares

Em climas quentes, de bons recursos solares, com pouco vento, os sistemas fotovoltaicos são inquestionavelmente mais vantajosos.

O facto de os sistermas elétricos fotovoltaicos não envolverem qualquer risco, ou barulho, e de envolverem uma maior longevidade são também vantagens significativas.

Além disso, os sistemas eólicos, com as suas torres altas, não respondem aos condicionalismos dos meios urbanos.

Mas em zonas ventosas, com ventos consistentes, um pequeno sistema eólico pode produzir eletricidade durante muito mais horas do que os sistemas solares fotovoltaicos, o que obviamente pode ser uma grande vantagem dos sistemas eólicos.

Barcos e veículos recreativos

As vantagens da energia solar, a nível da produção de eletricidade para edifícios não tem necessariamente correspondência noutras áreas, ou elas podem não ser tão evidentes.

É o caso da produção de eletricidade para veículos recreativos, onde o próprio movimento dos veículos aumenta a intensidade do “vento” que move as pequenas turbinas eólicas e melhora a sua produtividade.

Também o facto de, em muitas zonas climáticas, existirem períodos mais longos de vento do que recursos solares, pode constituir uma vantagem significativa para os sistemas eólicos.

Preços

Não há uma vantagem clara dos pequenos sistemas eólicos sobre os fotovoltaicos, ou o inverso, mas as fortes reduções do preços das componentes fotovoltaicas, tem aumentado a competitividade das soluções de base solar.

Conclusões

Há que ter em conta os recursos solares e eólicos de cada região, e os prós e contras referidos anteriormente. Ou, se for caso disso, considerar um sistema híbrido solar-eólico.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início