TRABALHANDO COM PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Se vai construir um novo edifício considere cuidadosamente a sua dimensão energética, e assegure-se de que o arquiteto e o construtor que pretende contratar estão informadas sobre edifícios de baixo consumo energético - algo que é normalmente problemático.

A maioria dos arquitetos e construtores estão muito desatualizados e são fundamentalmente desconhecedores das questões relativas à eficiência energética dos edifícios (embora, no caso português, a partir de 2020 eles devam estar habilitados a projetar/construir edifícios energia zero, obrigatórios no quadro da Diretiva Comunitária 2013/31/UE).

Ver: Trabalhando com o seu Arquiteto

Construtores

Procure um bom construtor. Mesmo que o seu arquiteto esteja muito bem informado, ou que você o esteja, há sempre detalhes de construção eficiente que apenas um construtor informado e com experiência em edifícios de baixo consumo energético pode resolver adequadamente, ou sem grandes custos.

Os detalhes de construção são críticos, e os riscos enormes. Não basta construtores licenciados, honestos, financeiramente responsáveis. A experiência e a paixão pela construção eficiente são igualmente elementos fundamentais..

Desenhadores de interior

Caso esteja a considerar um desenhador de interiores, certifique-se de que ele é capaz de lhe dar o aconselhamento e as soluções que procura.

Muitos desenhadores de interior desvalorizam a eficiência energética em favor de questões de estilo, de moda, de grandes superfícies vidradas, de efeitos estéticos e decorações marcadas mais por aspectos visuais do que funcionais, de conforto e eficiência.

Certifique-se de que os seus próprios gostos (ou as ideais do seu arquiteto) não estão contaminadas pelo estilo Moda & Celebridade.

Agentes imobiliários

Em certos casos, um bom agente imobiliário pode ser um parceiro a ter em conta; ele pode ser fonte de informação em matéria de códigos de construção, e do que é permitido ou proibido localmente, ou de questões envolvendo questões de vizinhança e segurança.

Consultores

Há um número crescente de consultores na área da construção sustentável e de eficiência energética em edifícios. Se realmente competentes, eles podem fornecer-lhe preciosas informações e aconselhamento em matérias muito diversas, incluindo questões como design, localização da casa, análise energética informatizada...

A sua contratação faz mais sentido se o construtor e o arquiteto não estiverem adequadamente informados em matéria de edifícios de baixo consumo energético.

Arquitetos de exterior

Os arquitetos de exterior podem ter um papel muito mais vasto do que simplesmente escolher plantas, pérgulas para sombreamento, ou desenhar canteiros. Alguns podem ser bons conselheiros em matérias como arrefecimento natural (através de sombras e brisas) em climas quentes, ou estratégias envolvendo a protecção do edifício nos períodos frios.

Não esqueça que a envolvente exterior do edifício conta imenso para a sua eficiência. Árvores e arbustos podem baixar as temperaturas de verão em vários graus.

Um bom arquiteto de exteriores pode ser um parceiro importante nos planos do arquiteto principal, em áreas como a posição e o tamanho das janelas (para canalizar brisas para a casa, em climas quentes, ou para ganhos solares, noutros climas) ou o sombreamento do telhado e das paredes. E pode igualmente ser parte ativa na definição dos elementos arquitetónicos ligados a varandas, palas e beirais do edifício, ou questões topológicas e outros elementos com interferência nos seus equilíbrios térmicos.

Ver: Arquitetura e Edifícios Energia Zero

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio