Trabalhar e procurar um bom arquiteto para a construÇÃo da sua nova moradia

Necessita de um projeto de arquitetura?
Um arquiteto honesto não chega, embora isso seja obviamente importante.
Não se esqueça de que ele deve ser informado em eficiência energética de edifícios, em novos materiais, em construção sustentável.

O ideal é que o arquiteto tenha experiência em edifícios de baixo consumo energético (o que não é fácil de conseguir).

Tenha em conta que a construção de edifícios está pejada de armadilhas e dificuldades, e que uma certa dose de paixão e bons conhecimentos em áreas como eficiência energética de edifícios são fatores fundamentais para o sucesso do seu projecto.

No que É que o Arquiteto pode ajudá-lo, para além de elaborar o projeto

arquitetoUm bom arquiteto pode ajudá-lo nos procedimentos burocráticos, na escolha dos materiais e até a avaliar ou a escolher o lugar onde a sua moradia vai ser construída; ele pode ajudá-lo sobre questões como o tamanho da moradia, e a distribuição das suas várias divisões, ou o tamanho e a posição das janelas, ou sobre o tipo de fundação, e muito mais. Em última análise, ele pode ajudá-lo a baixar os custos de construção.

Alguns arquitetos têm especializações muito específicas – planeamento, supervisão e consultoria, design the interiores, planeamento de espaços exteriores, iluminação… Outros não.

Tenha esse facto em conta. O arquiteto deve estar informado em construção solar passiva (mesmo que não pretenda construir uma passivehaus), eficiência energética, espaços exteriores e novos materiais. Na Europa, a partir de 2020, eles deverão estar habilitados a projetar edifícios energia zero, obrigatórios no quadro da Diretiva Comunitária 2013/31/UE.

Primeiros encontros

No primeiro encontro com o seu potencial arquiteto, ele vai estar a avaliá-lo, tanto quanto você o está a avaliar a ele. Ele estará a avaliar os seus objetivos, o seu orçamento, as suas preocupações, os seus sonhos, os seys projetos. Por isso, é de toda a vantagem ter ideias bastante razoáveis sobre o que quer e o que lhe perguntar.

Informe-se! Tenha em especial atenção as questões energéticas relativas à sua nova casa. Elas envolvem - no imediato ou a prazo - muito dinheiro.

Prefira uma casa de tamanho de modesto, com um configuração simples, sem pormenores arquitetónicos complicados, sem grandes superfícies vidradas. Considere cuidadosamente questões como altos níveis de isolamento térmico ou janelas de PVC com vidros eficientes, em função do seu clima. Questões como a exposição solar, ou a exposição a brisas e questões de sombreamento, ou questões como varandas, palas e beirais são questões fundamentais.

Reflita um pouco sobre aquilo que realmente deseja. Seja racional. Está em jogo, muito provavelmente, o maior investimento da sua vida. Lembre-se de que o problema, a nível da qualidade da construção e do impacto energético e ambiental de um edifício, não está apenas no arquiteto. Grande parte das vezes está naqueles que o contratam e nos seus projetos.

A maioria das pessoas é levada por sonhos veiculados por revistas arquitetónicas de grande circulação, ou por outras vias, e envolve casas apalaçadas, com imenso vidro e pés-direitos altos e pormenores que acabam por destruir os equilíbrios térmicos do edifício e a possibilidade de uma construção confortável, de baixo consumo e ambientalmente responsável.

O que pedir?

Seja direto, em questões básicas. Peça uma casa de muito baixo consumo energético, e diga ao seu arquiteto que não quer pagar mais por isso.

E se ele levantar obstáculos, ou se o sentir desconfortável com o projeto, considere outro arquiteto.

Não desespere, se não conseguir encontrar um arquiteto com o perfil que deseja na sua região. É natural. A esmagadora maioria dos arquitetos não está familiarizada com os novos conceitos de contrução eficiente e de baixo consumo energético. Lembre-se que pode sempre procurar um arquiteto operando fora da sua região ou mesmo fora do país.

Infográficos sobre Construção sustentável e arquitetura
Edifícios Energia Zero
Erros na construção de edifícios
Arquitetura tradicional & Mudanças climáticas
Arquitetura, Erros
Arquitetura inteligente, poupar energia
Arquitetura inteligente, edifícios energia zero
O que deve pedir ao seu arquiteto

 

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio