Cuidado com as revistas populares de design e arquitetura; Elas estÃo pejadas de disparates

Muitas revistas e sites online estão repletas de bonitas fotos de interiores e exteriores de casas luxuosas. Mas grande parte das ideias e sonhos associadas a essas fotos e ao conteúdo dessas revistas são enormes disparates sob o ponto de vista térmico – e em termos de comforto, custos e impacto ambiental.

Moda, beleza e estilo celebridade a nível da construção de casas

É natural que aqueles que pretendem construir uma moradia se procurem inspirar em casas existentes, e que procurem ideias e fotos de divisões e de casas para mostrar aos seus arquitetos.

Mas tenha cuidado. A maioria dos sites e revistas de grande circulação faz parte do mundo da moda, beleza e celebridades. Vendem sonhos, não estão a ajudar ninguém a criar uma causa saudável e confortável, ou a fornecer soluções práticas e funcionais, ainda que afirmem o contrário.

Incongruência

Casa luxuosa e gradeNão se deixa enganar por ideias de luxo e os comentários dos muitos milhares de pessoas que gravitam à volta dessas revistas e sites.

A construção de uma casa (ou grandes obras de renovação) é um maiores investimentos que a maioria das pessoas faz nas suas vidas (senão o maior) e tem um impacto enorme nas suas vidas, por via de áreas como o conforto que proporcionam (ou não), consumos de energia e, em última análise, na sua saúde e no ambiente.

Essas revistas e sites podem até apresentar, ocasionalmente, ideias e sugestões progressistas e ambientalistas, mas há que estar de sobreaviso.

Um exemplo

Eis um exemplo do que uma dessas revistas considera como um erro a evitar aquando da instalação de um novo sistema de iluminação, ou aquando da construção de uma nova casa. Repare no que é dito: As fontes de iluminação artificial devem ser múltiplas, tal como as janelas. As janelas devem estar presentes em todos os quartos e serem tão grandes quanto possível. A luz natural é fundamental, logo considere também a instalação de clarabóias.

Tudo disparate. A iluminação natural é obviamente muito importante. Mas isso não significa que se tenha que multiplicar o número de lâmpadas nas várias divisões, ou que tenha que haver janelas em todas as divisões, ou clarabóias.

As janelas e as clarabóias são pontos termicamente muito sensíveis em qualquer habitação, e a causa mais frequente de altas faturas energéticas, e desconforto. O seu tamanho e a sua localização são áreas que devem ser cuidadosamente estudadas, e as clarabóias só devem ser consideradas em casos muito específicos...

Conclusão: não se deixe embalar pela conversa fiada e por sonhos de casas de grandes dimensões e pormenores fantásticos. Isso pode revelar-se um pesadelo. Tenha em conta as prioridades que devem existir na construção da sua nova casa. 

arquitetura inteligente

Pode usar o gráfico acima desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.

Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio