ClarabÓias tubulares ou TÚneis de Luz (luz solar encanada): uma boa alternativa Às clarabÓias tradicionais

As claraboias tubulares são uma excelente alternativa às claraboias tradicionais de vidro e materiais acrílicos. Se não está interessado em vistas ou ventilação, apenas em luz natural, trata-se de facto de uma boa alternativa, sem os inconvenientes das demais claraboias: excesso de luz, sobreaquecimento, perdas indesejadas de calor, radiação ultravioleta.

É uma via de obter bons índices de luz natural, indireta, e sem raios ultravioletas; é como se tivesse uma lâmpada com forma parabólica a emitir luz natural (ver imagem).

Claraboia tubular ou tunel de luzTecnologia dos Tubos de Luz

As claraboias tubulares envolvem os seguintes elementos-base (ver imagem):

  1. Um coletor de luz, montado no telhado.
  2. Uma lente difusora, montada no teto da divisão que recebe a luz;
  3. Um tubo refletivo, ligando o coletor à lente difusora.

O coletor de luz é constituído por uma lente acrílica, numa estrutura metálica, normalmente em forma parabólica.

Muitas destas claraboias têm defletores capazes de controlar a luz solar, e também lâmpadas elétricas (LEDs ou outras), para fornecimento de luz durante a noite.

clarabóias tubulares para telhados inclinados

Os tubos refletivos podem ser rígidos ou flexíveis. Estes últimos podem ser importantes para sótãos e situações em que existem obstruções, embora os tubos rígidos fornecem maiores índices de luz.

A questão dos telhados planos ou dos telhados inclinados também tem óbvias implicações na extensão e eventualmente na natureza dos tubos refletivos. As imagens ao lado mostram isso mesmo, em parte. No primeiro caso, em telhados inclinados, a tubagem tem que ser mais extensa, e pode ter que ser flexível (embora não necessáriamente). Nos telhados planos, ao contrário, ela pode ser bem mais curta e normalmente é rígida.

clarabóias tubulares para telhados planos

Eficiência das claraboias tubulares

Os índices de luz fornecidos pelos claraboias tubulares dependem das condições solares, e da exposição solar a que o coletor de luz estiver sujeito. Ou seja: se se pretende altos níveis de iluminação, há que estudar o posicionamento mais adequado do coletor solar (o que obviamente pode colidir com a forma do telhado, ou com as divisões a iluminar).

Tal como as demais claraboias, estas unidades não estão projetados para apenas iluminar divisões no piso superior de prédios.

Caso se pretenda altos níveis de luminosidade, há que planear a instalação da claraboia de modo a reduzir o comprimento dos tubos refletivos, e há que posicionar a lente coletora de modo a que ela esteja o mais exposta possível a luz solar direta.

Preços

Os preços das claraboias tubulares são relativamente baixos, para modelos básicos (há modelos sofisticados e relativamente caros).

A instalação e os custos da sua instalação variam bastante em função do tipo de telhados e tetos. Apesar de envolverem uma estrutura leve e desenhada para uma fácil instalação, questões como aberturas no telhado e nos tetos são normalmente problemáticas, sobretudo em construção existente. De resto, é uma questão de montagem e isolamento dos três elementos referidos acima; o pequeno coletor de luz, o tubo e a lente difusora.

Procure tubos de luz envolvendo garantias de pelo menos 10 anos. É uma forma de assegurar qualidade.

Um PDF com preços: Catálogos de preços da Velux

Marcas e fabricantes de clarabóias tubulares

A Velux - a líder mundial em clarabóias - surge em Portugal, como um nome incontornável, liderando também o mercado das clarabóias tubulares /luz solar encanada/túneis de luz. É uma opção que oferece segurança e qualidade, embora esta empresa não lidere tecnologicamente este segmento de mercado - ao contrário do que acontece a nível das clarabóias tradicionais - nem tenha estado na origem do conceito de clarabóia tubular. Este conceito é essencialmente australiano, e associa-se a empresas australianas, e a Velux apenas integrou esta linha de clarabóias na sua oferta recente.

Outras opções, em Portugal: Sotecnisol e Luzacril

O conceito de clarabóia tubular ("luz solar encanada") é basicamente desconhecido e inaplicado no Brasil - estranhamente, uma vez que se há um tipo de clarabóia que pode ser vantajosa a nível dos climas brasileiros, esse tipo só pode ser o da clarabóia tubular.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio