Estores e cortinas para claraboias

As claraboias podem facilmente ser fonte de excesso de luz e radiação ultravioleta, ou causa de problemas térmicos - sobreaquecimento em tempo quente, ou perdas indesejadas de calor, no inverno. E é a estes níveis que cortinas, estores e sistemas análogos podem ser muito úteis - mais do que à primeira vista pode parecer. Estes sistemas não fazem milagres, e não anulam os potenciais efeitos térmicos das claraboias, mas podem ser bastante úteis.

Cortinas exteriores para claraboiasSistemas de bloqueio de ganhos de calor solar (Cortinas para o exterior da claraboia)

São os melhores sistemas para bloquear ganhos de calor solar indesejados – embora muitos modelos também bloqueiem vistas e luz.

São retráteis, e podem ser controladas eletricamente, porventura por via solar; face à posição da claraboia é quase sempre uma melhor solução (sob o ponto de visto térmico) do que cortinas interiores operadas manualmente. O único inconveniente é obviamente a durabilidade e viabilidade de uso.

Cortinas e estores para claraboiasCortinas de bloqueio de luz

Estas cortinas (imagem com cortina a azul) são normalmente feitas em tecido especial, coberto com um composto de alumínio. São bastante eficazes a bloquear a luz e especialmente úteis em divisões (tipo quartos de dormir) onde é importante esse mesmo bloqueio.

Há fabricantes a oferecer unidades acionadas remotamente ou por via solar.

Cortinas de correr

São uma solução barata, especialmente para janelas de sótão. Permitem controlo da luz, e podem ser acionadas remotamente ou manualmente, por um cordão de puxar. Permitem também diminuir ganhos de calor indesejados.

Estores para claraboias

São sistemas simples, testados, baratos e eficazes. Os sistemas mais sofisticados usam mecanismos de controlo capazes de posicionar o estore com a abertura desejada.

Podem facultar um controle significativo de excesso de luminosidade, e de direcionamento da luz, ao mesmo tempo que podem ser esteticamente muito agradáveis.

Instalação

Alguns destes sistemas de controlo de luz e calor solar vêm integrados com a claraboia. Os principais fabricantes de claraboias fornecem os meios e as instruções de instalação, quando adquiridos à parte. Trata-se de uma tarefa tipicamente Faça-o Você Mesmo.

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio