Cidades e autoridades municipais:
InformaÇÃO e promoÇÃo de edifícios eficientes e prÉmios para arquitetos e construtores

As cidades e as autoridades municipais podem e devem ser centros promotores de informação sobre construção de edifícios sustentáveis e de baixo consumo energético. É algo que pode e deve ser feito a nível dos proprietários e dos construtores de edifícios e arquitetos.

Grande parte da população não está informada sobre os benefícios que edifícios energéticamente eficientes podem trazer em termos de conforto térmico, poupanças de energia e impacto ambiental. E grande parte dos construtores e arquitetos está igualmente altamente desinformada.

Várias cidades europeias e norte-americanos estão a promover prémios visando incentivar e divulgar a construção de edifícios que se destacam pelas sua eficiência energética, ou premiando arquitetos e construtores que se destacam nessas áreas. E isso pode e deve ser feito também a nível das nossas cidades.

Os sites dos municípios e das cidades e os seus boletins e outros meios de contato com os munícipes são vias fáceis de divulgar informação estratégica em matéria de construção de edifícios. E a a implementação de prémios e de ações de formação na área da construção eficiente deve fazer parte dessea informação.

Mensagem do seu município sobre construção


Pode utilizar o infográfico acima no seu site ou blog.
Temos dezenas de infográficos que podem ser usados por municípios, cidades e outros agentes.
Para o efeito, no caso de autoridades locais, ver: Materiais que as Cidades podem usar nos seus sites para promover a construção sustentável

Áreas que podem fazer parte da promoção e informação sobre edifícios eficientes

- Os benefícios das janelas de baixo consumo energético.
Elas podem, no caso de muitos apartamentos, diminuir para menos de metade os gastos com ar condicionado e aquecimento.

- Os benefícios de portas com alto isolamento térmico (em vez de portas baratas de alumínio, e outras semelhantes), sempre que as mesmas estiverem em contacto com os espaços interiores.

- Os benefícios do alto isolamento térmico das paredes exteriores, sótãos e pisos.

- A importância do tamanho e posicionamento das janelas, em novos edifícios;

- A importância do tamanho dos edifícios e da sua orientação em relação ao sol, ventos, brisas;

- A altura do pé-direito, a distribuição das várias divisões no interior das habitações, a questão das varandas e das lajes, os potenciais efeitos negativos de claraboias, os inconvenientes de grandes superfícies de envidraçados e o tamanho das janelas, a importância do sombreamento e das envolventes externas

Ver também: Importância dos arquitetos e construtores

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio