O uso de toldos, pÉrgulas e persianas exteriores & ProteÇÃo solar

Toldos, pérgulas e persianas exteriores podem ser bem mais eficientes no controlo dos ganhos de calor solar do que persianas, cortinas e estores instalados no interior dos edifícios.

O facto de essas estruturas bloquearem a luz solar antes de a mesma chegar às janelas (e às paredes ou portas) dá-lhes uma eficácia bastante mais elevada.

Eles podem melhorar significativamente os níveis de conforto térmico dos edifícios e pagarem-se a si mesmo em poupanças energéticas, ao fim de alguns poucos anos.

Toldos: prefira toldos de cor claraToldos

Os toldos são uma opção interessante e versátil em estratégias de arrefecimento de edifícios, mas tenha em atenção alguns detalhes.

Não sobrevalorize aspetos decorativos e acessórios. Dê especial atenção às abas e aos possíveis lados do toldo, bem como à sua cor e ao tipo e características dos tecidos.

As abas e a questão do desenho lateral do toldo (a maioria dos toldos não têm lados) são questões que podem aumentar os níveis de sombra, em determinadas posições do sol e durante determinados períodos do dia ou do ano. Tenha-o em conta.

A cor também é importante; cores muito claras permitem maior refletividade, mesmo quando os tecidos sintéticos associados aos toldos vêm tratados com materiais refletivos (ou tratamentos que tornam os toldos resistentes ao míldio e à alteração de cor, ou repelentes de água…).

Os toldos modernos usam sobretudo tecidos sintéticos, feitos de fibras acrílicas e à base de PVC. Toldos metálicos e de lona são cada vez menos comuns. Procure um tecido opaco e denso na sua estrutura.

Pérgulas

Muitas pérgulas são eminentemente decorativas, ou destinam-se simplesmente a criar espaços de sombra e convívio em zonas próximas dos edifícios sem verdadeiramente interferirem nos equilíbrios térmicos das habitações.

Mas há outras, conexas às habitações, que podem interferir positivamente nas suas temperaturas ambientes. O facto de elas projetarem sombra sobre as paredes, as janelas e o solo pode amenizar significativamente as temperaturas exteriores e, consequentemente, as temperaturas ambientes dos edifícios em causa.

A sua utilidade a nível térmico varia também com o lado da casa onde são instaladas: a Este e a Oeste, a não ser que a elas sejam associadas arbustos e outras plantas, ou a abas ou estruturas que intercetem o sol baixo da manhã e da tarde, elas poderão não ter grande utilidade. É quando instaladas junto às fachadas viradas Norte (no caso do Brasil) ou viradas a Sul (no caso português) que elas podem ser realmente interessantes.

Considere cuidadosamente o tipo e as dimensões das pérgulas, em função dos níveis de sombra pretendidos.

As pérgulas podem ser eminentemente abertas no seu topo, que só é fechado nos períodos de tempo quente (por via de tecidos, placas ou plantas de folha caduca). É uma faceta importante em climas moderados, como o português ou o das zonas mais a sul do Brasil. A possibilidade de a pérgula ser aberta no seu topo, durante o período frio e as estações intermédias, pode ser importante. O uso de plantas de folha caduca pode igualmente ser relevante, nestes climas.

Persianas exteriores

persiana plásticaAs persianas exteriores são muito mais do que um simples meio de proteger a janela, de assegurar privacidade e segurança, e de controlar os níveis de luz.

As persianas plásticas de enrolar, com buraquinhos entre as suas réguas, podem também reduzir bastante os ganhos indesejados de calor solar, sobretudo se elas próprias beneficiarem de sombra e se forem adequadamente usadas.

O problema é que em muitas situações elas não podem estar totalmente corridas (fechadas) nos períodos em que tal é particularmente importante (o período quente do dia, quando por vezes o sol incide sobre elas). Mas quando tal é possível, elas podem de facto limitar imenso os ganhos de calor solar.

Por si só não substituem a necessidade de janelas eficientes, bem dimensionadas e beneficiando de sombra, mas são de facto uma peça importante da climatização dos nossos edifícios.

Ver:
Venezianas e portadas
Caixas de persianas e questões térmicas
Estores e cortinas para clarabóias

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio