Ar condicionado, ambiente e efeito estufa

O ar condicionado é – à escala mundial – um dos grandes responsáveis pelo efeito de estufa. Não é exatamente o caso brasileiro ou português, onde o consumo de AC é relativamente baixo (sobretudo em Portugal) e onde a eletricidade usada pelos aparelhos de AC é em boa parte de origem hídrica (Brasil) ou hídrica e eólica (Portugal).

Seja como for, os consumos de ar condicionado tendem a subir bastante, e há que ter em conta os seus efeitos ambientais e as alternativas que temos.

Ver infográficos:
Ar condicionado, consumo elétrico e gases de estufa
Como reduzir drasticamente o uso de ar condicionado

Picos de consumo tornam o AC particularmente nocivo para o ambiente

Os efeitos negativos do ar condicionado sobre o ambiente não se associam apenas ao consumo de eletricidade com origem em fontes fósseis.

O uso do AC torna-se particularmente negativo porque ele envolve picos de consumo (associados a picos de calor), que obrigam os produtores elétricos a terem centrais térmicas de produção elétrica para responder a esses picos de consumo.

O AC não tem que ser necessariamente inimigo do ambiente

Seja como for, o ar condicionado não tem que ser necessariamente inimigo do ambiente.

É importante arranjar alternativas ao ar condicionado e formas de reduzir o seu uso, mas isso não significa que o AC e a tecnologia que ele envolve tenham que ser substituídos para bem do ambiente.

O ar condicionado pode articular-se com estratégias de edifícios de baixo consumo energético e com sistemas solares fotovoltaicos, ou outras fontes de energia renovável. Algo que o torna por inerência um sistema amigo do ambiente.

É algo perfeitamente possível e até competitivo no presente, se feito em grande escala e se os edifícios forem previamente preparados. Ver infográfico: Porque é que a eletricidade solar fotovoltaica é tão acessível para as grandes empresas?

Muitos edifícios do tipo Passive House usam pequenos sistemas de ar condicionado (ou bombas de calor) para satisfazerem todas as suas necessidades de climatização. E o mesmo acontece com os Edifícios Energia Zero, onde as necessidades de climatização podem ser asseguradas por aparelhos AC.

Desde que a eletricidade provenha de fontes renováveis o uso de AC deixa de ter qualquer impacto ambiental negativo.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio