aquecimento a lenha: vantagens, desvantagens e alternativas

O aquecimento a lenha assume uma importância muito significativa em países como Portugal, onde continua a ser a principal fonte de aquecimento em residências.

O facto de grande parte desse aquecimento passar por lareiras abertas e por fogões e salamandras antigas, sem combustão selada e de muito baixa eficiência, levanta legítimas interrogações.

Riscos associados ao uso de fogões e salamandras antigas, e lareiras abertas

Lareiras abertas e fogões e salamandras tradicionais são uma fonte de desperdício de lenha, poluem o ar e levantam riscos consideráveis em termos de saúde e segurança. Pessoas com asma e problemas cardíacos estão especialmente em risco.

Há que se estar especialmente atento às lareiras abertas, quando usadas de forma regular, e a fogões e salamandras com mais de 20 anos.

Estes últimos sistemas perdem mais de 90% do calor gerado pela combustão, e emitem perigosos poluentes: CO, CO2 e toxinas como a dioxina, arsénio e formaldeído.

Novas unidades

Recuperadores de calor (em vez de lareiras abertas) e salamandras e fogões de aquecimento certificados da classe I permitem ultrapassar parte dos riscos e dos inconvenientes dos sistemas antigos. Eles podem ter uma combustão selada, e as suas emissões são uma pequena fração dos gases emitidos pelas unidades antigas.

Mas há questões que permanecem em aberto, relacionados com a queima de lenha como forma de aquecimento do ambiente das nossas casas e outros edifícios.

Será que tal é uma opção amiga do ambiente e energeticamente eficiente?

Não é fácil condensar a resposta num sim ou num não, nomeadamente a nível dos impactos ambientais.

Sim ao aquecimento a lenha

A lenha é um recurso renovável, desde que associada a formas de agricultura e a florestas geridas de forma sustentável. A queima de lenha para aquecimento de edifícios gera CO2, mas as plantas que estiveram na origem da lenha sequestraram mais ou tanto CO2 quanto aquele que libertam durante a sua combustão.

Neste sentido a lenha é uma opção neutra, em termos de emissões de carbono. Apenas temos que usar equipamento tecnologicamente avançado e capaz de minimizar emissões e de maximizar o calor que se pretende extrair da queima da lenha: recuperadores de calor certificados e salamandras e outras unidades igualmente certificadas.

Neste sentido a lenha é uma boa opção, melhor do que o gás e outros combustíveis fósseis, ou do que a eletricidade produzida em unidades fósseis.

Não ao aquecimento a madeira

Infelizmente há um lado ambientalmente negativo na queima da lenha. Ela pode gerar mais poluição e prejuízos do que outras energias fósseis sempre que provenha de plantas que não foram substituídas por outras plantas, e sempre que se associar a florestas geridas de forma não sustentável.

Por outro lado, mesmo os novos recuperadores de calor e as novas salamandras podem emitir montantes significativos de poluentes, que não são sequestrados ou queimados.

Muitos fabricantes de novas unidades de queima de lenha não atingem de facto os patamares exigidos pelas autoridades reguladoras. Esquece-se deliberadamente os hábitos dos utilizadores, nomeadamente o uso de lenha insuficientemente seca – algo que afeta gravemente a eficiência energética dos recuperadores de calor e das novas salamandras.

Alternativas à queima de lenha no Aquecimento de Habitações e outros edifícios

A lenha é, em edifícios energeticamente eficientes e em apartamentos urbanos, uma má escolha, mesmo que os inconvenientes referidos acima a propósito da queima da lenha sejam em grande parte ultrapassados.

Edifícios com altos níveis de isolamento térmico e janelas e portas exteriores eficientes, capazes de evitar perdas de calor, podem funcionar com pequenos sistemas de aquecimento. E esta é a melhor estratégia para poupanças energéticas e para o ambiente.

Pequenos sistemas de aquecimento elétrico podem facilmente preencher as necessidades de aquecimento em edifícios bem desenhados, bem posicionados em relação ao sol e bem isolados termicamente, a custos inferiores ao custo do uso da lenha ou de pellets e sem muitos dos seus inconvenientes.

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio